Gaudium news > Papa abençoa o 31º Encontro para a amizade entre os povos

Papa abençoa o 31º Encontro para a amizade entre os povos

Dom Luiggi Giussane_11.jpg
Dom Luigi Giussani foi lembrado pelo Papa na mensagem escrita ao Encontro para a amizade entre os povos

Rimini (Segunda-feira, 23-08-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI enviou neste final de semana uma mensagem de cumprimentos e benção ao 31º Encontro para a amizade entre os povos, que começou ontem, 22, em Rimini, nordeste da Itália. A missiva, que foi assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcísio Bertone, foi entregue ao bispo de Rimini, Dom Franceso Lambiasi. Com informações da Rádio Vaticana.

Baseando-se no tema do Encontro para a amizade entre os povos deste ano: “Aquela natureza que nos leva a desejar coisas grandes é o coração”, o Santo Padre iniciou sua mensagem aos participantes do evento fazendo um pedido: para que eles testemunhem em nosso tempo que as “coisas grandes, que anseia o coração humano, só podem ser encontradas em Deus”.

O pontífice também fez referência em sua mensagem sobre o fundador do movimento religiosos Comunhão e Libertação e do Encontro para a amizade entre os povos, Dom Luigi Giussani, que faleceu há cinco anos. Na missiva, o Santo Padre disse: “Como tive a oportunidade de recordar na audiência na Praça São Pedro, em 24 de março de 2007, Dom Giussani comprometeu-se em fazer despertar nos jovens o amor por Cristo, ‘Caminho, Verdade e Vida’, repetindo que só ele é a estrada para a realização dos desejo mais profundos do coração do homem”.

Dando continuidade à sua linha de raciocínio, Bento XVI afirmou que todo o homem compreende que precisamente na realização dos desejos mais profundos de seu coração pode encontrar a possibilidade de realizar-se, contudo, segundo o Santo Padre, muitas vezes o homem é tentado a deter-se nas pequenas coisas, “aquelas que dão satisfação e prazer ao bom mercado”, diz.

Para reforçar sua linha argumentativa, o Papa lembrou do trecho do Evangelho em que o diabo insinua para Jesus que é pão, ou seja, prazer material. “O homem, de fato, vive também de pão, mas não só de pão. As coisas que têm fim podem dar vislumbres de satisfação ou alegria, mas somente o infinito pode encher o coração do homem”, concluiu.

O Encontro para a amizade entre os povos foi criado pelo movimento Comunhão e Libertação, nascido na Itália em 1954 por dom Luigi Giussani. A cada ano participam milhares de pessoas e são convidadas personalidades do mundo todo, para debater um tema específico relacionado ao intercâmbio cultural.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas