Gaudium news > Juventude Católica do Rio Grande do Sul realizará Assembleia Regional

Juventude Católica do Rio Grande do Sul realizará Assembleia Regional

Porto Alegre (Quinta-Feira, 26-08-2010, Gaudium Press) Atendendo ao chamado dos bispos e superiores maiores das Congregações para organizar um serviço que respondesse às necessidades das diferentes organizações das juventudes da Igreja no Rio Grande do Sul, o Secretariado do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), imbuído do espírito do Documento nº 85 sobre a Evangelização da Juventude, realizará no próximo dia 28 de agosto, uma Assembleia Geral da Juventude.

foto de dom Irineu Gassen.jpg
Dom Irineu falará a respeito do Documento nº 85 sobre a Evangelização da Juventude

O encontro será realizado na sede da CNBB Regional Sul 3, na cidade de Porto Alegre, e visa a garantir a construção da proposta formativa que visa à integralidade juvenil.

De acordo com a Irmã Zenilde Fontes, responsável pela juventude no Regional, o encontro tem como objetivo dar um retorno aos grupos e movimentos sobre a formação desse novo serviço para atender a juventude e sobre as atividades em execução, e ao mesmo tempo, visualizar em conjunto alguns encaminhamentos para os próximos anos. A religiosa destaca que a primeira ação que já está sendo realizada é a escuta das lideranças, grupos e congregações que trabalham com a evangelização da juventude, pois é essa atividade que dará alguns elementos sobre a realidade dos jovens e permitirá definir uma missão que venha a responder a demanda da juventude.

“Queremos identificar necessidades e obter elementos que permitam desenhar a missão desse serviço. O processo de ouvir está sendo interessante e bonito, porém lento e atento à individualidade de cada grupo, certificando-se que é na identidade individual que ocorre a riqueza da manifestação dos carismas da Igreja. Perceberemos a ressonância da assembleia e construiremos planos e projetos em conjunto”, enfatizou.

Essa iniciativa é fundamental, como afirmou a religiosa, porque hoje se observa que o número de jovens que está longe da Igreja é muito grande, portanto a meta principal é agregar a juventude já praticante e capacitá-los para que se tornem multiplicadores. “É importante articular esses jovens, ter algumas linhas em comum e garantir essa proposta como Igreja”, salientou irmã Zenilde, sublinhando ainda que o “grande desafio é estabelecermos um diálogo com os diferentes grupos jovens”.

A assembleia contará com a presença do Padre Carlos Sávio Costa Ribeiro, assessor nacional para a Juventude da CNBB e Dom Irineu Gassen, bispo diocesano da cidade de Vacaria e referencial para a Evangelização da Juventude do Rio Grande do Sul, que discorrerá sobre o Documento nº 85 sobre a Evangelização da Juventude. Além da participação de um padre e um jovem responsável pela juventude de cada diocese; um religioso e um jovem de cada congregação que atua com juventude; um responsável adulto e um jovem de movimento eclesial; um assessor e um jovem de cada uma das Pastorais da Juventude e um adulto e jovem representantes das organizações não governamentais que desenvolvem trabalho com juventude.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas