Gaudium news > Santuário de Mentorella, que completa 1500 anos, era de forte devoção de João Paulo II

Santuário de Mentorella, que completa 1500 anos, era de forte devoção de João Paulo II

João-paulo-II-2.jpg
Papa João Paulo II foi ao Santuário de Mentorella apenas uma vez em visita oficial, mas sete vezes, em privado.

Roma (Quinta-feira, 26-08-2010, Gaudium Press) O antigo santuário da Mãe das Graças de Mentorella, que nestes dias celebra seu 15° século de vida, é famoso graças a uma particular devoção de Papa João Paulo II. O lugar foi visitado por ele sete vezes em privado.

“João Paulo II tinha uma particular devoção por Nossa Senhora. Ali ele se sentia bem porque gostava das montanhas. Recentemente soubemos que o Santo Padre com frequência vinha aqui, não visitava o Santuário, mas o olhava do alto de uma montanha”, conta o Padre Adam Otrebski, reitor da igreja.

Tanto o Papa Wojtyla quanto o Papa Ratzinger visitaram o santuário quando foram eleitos. Em 1978, treze dias depois de sua eleição a sucessor de Pedro, João Paulo II foi à Nossa Senhora das Graças em uma única visita oficial. Depois esteve lá sete vezes, sempre em privado e sempre inesperadamente, para rezar na igreja aberta só para ele. Muitas vezes ia por poucas horas, deixava o Vaticano para uma oração privada olhando o santuário de cima. “Aqui se vem para a oração” – dizia.

Para as celebrações centrais o Papa Bento XVI será representado pelo cardeal prefeito emerito da Congregação para os Bispos, Giovanni Battista Re, como noticiado por Gaudium Press no dia 24.

Desde 1857 o santuário de Nossa Senhora da Mentorella foi confiado à Congregação da Ressurreição. O lugar se localiza nos Montes Predestinos. O primeiro santuário foi dedicado a Santo Eustáquio e depois tornou-se lugar de culto mariano. Desde ontem teve início o tríduo e sábado está programada uma vigília. A solene celebração eucarística presidida pelo Cardeal Re será domingo, dia 29 de agosto às 11:00.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas