Gaudium news > Delegação de bispos africanos visita líderes europeus às vésperas de encontro sobre as Metas do Milênio

Delegação de bispos africanos visita líderes europeus às vésperas de encontro sobre as Metas do Milênio

São Paulo (Quinta-feira, 26-08-2010, Gaudium Press) Uma delegação de bispos africanos irá “peregrinar” por diversos países europeus para discutir o desenvolvimento do continente com autoridades europeias como forma de preparação para o encontro sobre as Metas do Milênio para o desenvolvimento humano, que acontecerá na sede da ONU em Nova York entre os dias 20 e 22 de setembro.

sede-onu.jpg
Visitas servirão como preparação para encontro sobre as metas do Milênio que acontecerá na sede da ONU

Segundo a Rádio Vaticana, o objetivo da delegação do Simpósio das Conferências Episcopais da África e de Madagascar (Secam) é abordar com diferentes chefes de Estado como melhorar o bem-estar das comunidades africanas, quais os principais obstáculos a serem removidos e as principais prioridades que devem ser adotadas para mudar a realidade africana atual. A delegação do Secam terá apoio da Cisde, associação internacional das agências católicas para o desenvolvimento.

“A Igreja na África é frequentemente o único ator social capaz de atingir comunidades distantes, fornecendo serviços próprios onde o governo é efetivamente ausente. Transformar estas experiências em valores, no agir político, é crucial para superar aquelas dificuldades que atualmente impedem o desenvolvimento do continente africano”, diz uma nota da Cisde.

Para tanto, a delegação do Secam “exortará os líderes europeus a levar ao encontro de Nova York histórias concretas da África, de modo a reforçar que uma mudança positiva é possível”. A visita dos bispos se articulará no âmbito de 12 dias (de 7 a 18 de setembro) e seguirá o seguinte itinerário: Suíça, Áustria, França, Alemanha, Itália e Bélgica.

Em Bruxelas, no dia 15 de setembro, será realizado um debate no Parlamento Europeu intitulado “Minar o futuro da África?”. Participará do evento o presidente da Conferência Episcopal do Congo-Brazzaville, Dom Louis Portella-Mbuyu, especialista em direitos humanos. Em particular, o prelado reclamará a importância da transparência no trabalho das indústrias de mineração que atuam na África.

Além de Dom Portella-Mbuyu, a delegação do Secam será composta por Dom Francisco João Silota, vice-presidente do Secam; Dom Laurent Monsengwo Pasinya, presidente dos bispos da República Democrática do Congo; Padre John Patrick Ngoy, diretor da Comissão Episcopal Justiça e Paz na Nigéria, e Padre Martino Maulano, especialista em Aids e secretário geral para o Desenvolvimento, a Justiça e a Paz em Moçambique.

Acompanharão a delegação, ainda, a diretora da Cáritas Ghana, Philomena Johnson, e o responsável pelo grupo de trabalho sobre a boa governança do Secam, Firmin Adjahossou.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas