Gaudium news > Schülerkeis tem início em Castel Gandolfo com foco na hermenêutica do Concílio Vaticano II

Schülerkeis tem início em Castel Gandolfo com foco na hermenêutica do Concílio Vaticano II

Bento XVI liturgia.jpg
Liturgia pós-conciliar será um dos tópicos abordados no encontro deste ano

Castel Gandolfo (Sexta-feira, 27-08-2010, Gaudium Press) Começa hoje no centro Mariapoli, em Castel Gandolfo, mais uma edição do anual Schülerkeis. Schülerkeis? Sim, Schülerkeis, também conhecido como “Círculo de ex-Alunos de Ratzinger”, fórum criado por pupilos do então professor Joseph Raztinger nas faculdades de Teologia de Tubina e Ratisbona, na Alemanha, em 1978 e desde então realizado anualmente.

Feito tradicionalmente no fim do mês de agosto ou no começo de setembro, quando Bento XVI ainda se encontra em repouso em Casteal Gandolfo, o Schülerkeis traz sempre um tema principal para discussão teológica. A edição deste ano se debruçará, essencialmente, sobre a “Hermenêutica do Concílio Vaticano II”.

Quem discursará sobre o tema, na presença do Santo Padre, é o novo presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, eleito por Bento XVI em julho, o arcebispo suíço Dom Kurt Koch.

Dom Kurt declarou ao jornal Osservatore Romano, que traz em sua edição de hoje detalhes sobre o Schülerkeis, que os tópicos relacionados ao tema principal que irá abordar nos seus dois discursos serão “O Concílio Vaticano II entre a tradição e a inovação. A hermenêutica da reforma entre a hermenêutica de uma continuidade com ruptura e de uma continuidade não histórica”; e “”Sacrosanctum concilium” e a reforma pós-conciliar da liturgia”.

Além de ex-alunos do docente Joseph Ratzinger, participarão do Schülerkeis este ano também estudiosos atuais de sua teologia. Fazem parte do grupo, por exemplo, o Cardeal Christoph Schönborn, arcebispo de Viena, e Dom Hans-Jochen Jaschke, bispo auxiliar de Hamburgo, além de professores, teólogos, párocos, religiosos, religiosas e leigos.

O Schülerkeis acontece até o próximo dia 30, segunda-feira. O encontro do Papa com o grupo será amanhã.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas