Gaudium news > Santa Hildegarda foi exemplo da vida mística e fiel à Igreja, diz o Papa

Santa Hildegarda foi exemplo da vida mística e fiel à Igreja, diz o Papa

Castel Gandolfo (Quarta-feira, 01-09-2010, Gaudium Press) Nesta quarta-feira, em Castel Gandolfo, o Papa Bento XVI dedicou a catequese de sua audiência geral à Santa Hildegarda, religiosa beneditina alemã do século XII, e refletiu sobre o papel das mulheres na vida da Igreja.

“O estilo com o qual exercitava o ministério da autoridade é exemplar para toda comunidade religiosa: ele suscitava uma santa emulação na prática do bem, tanto que, como resulta do testemunho do tempo, a mãe e as filhas competiam em estimar-se e servir-se entre elas mesmas”, disse o Papa sobre a religiosa alemã. Que o seu exemplo “também nos nossos tempos suscite em tantas mulheres o desejo de empenhar seu gênio na obra apostólica da Igreja”.

Santa Hidelgarda.jpg
Segundo Papa, Santa Hidelgarda suscitava uma santa emulação na prática do bem

Apresentando Santa Hildegarda de Bingen, o Santo Padre sublinhou a fidelidade da religiosa à autoridade da Igreja. Bento XVI recordou que, tendo tido visões místicas, Hildegarda pediu a seu arcebispo autorização para escrever sobre elas. Seu texto foi então reconhecido pelo Papa Eugenio III e a partir daquele momento cresceu “o prestígio espiritual de Hildegarda”.

“A pessoa depositária de dons sobrenaturais não se vangloria nunca, não os ostenta e, sobretudo, mostra total obediência à autoridade eclesiástica. Todo dom distribuído pelo Espírito Santo, de fato, é destinado à edificação da Igreja, e a Igreja, através de seus Pastores, reconhece a autenticidade desse dom”, concluiu Bento XVI.

O Papa voltará a abordar Santa Hildegarda na catequese da próxima semana.

Ao final da audiência, o Santo Padre dirigiu em língua espanhola uma saudação particular aos participantes do 3º Congresso Latinoamericano de Jovens, que acontece em Los Teques, na Venezuela, com o tema “Caminemos con Jesús para dar Vida a nuestros pueblos.” Bento XVI convidou os jovens “a colocar seus olhos em Jesus Cristo, o Filho de Deus Vivo”:

“Queridos jovens, que estes dias de convivência, oração e estudo os ajudem a encontrar pessoalmente o Senhor e a ouvir a sua Palavra. Vocês não devem se decepcionar, pois Ele tem para todos um projeto de amor e salvação. O Papa está ao lado de vocês e reitera a sua confiança, pedindo a Deus para que os proteja a fim de que sendo autênticos discípulos de Jesus Cristo, vocês vivam os valores do Evangelho e o transmitam com determinação aos que estão ao seu redor, inspirando as pessoas a construírem um mundo mais justo e reconciliado. Vale a pena entregar-se a esta bonita missão”, disse o pontífice.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas