Gaudium news > Valores espirituais devem sempre estar presentes na comunicação, diz Bento XVI

Valores espirituais devem sempre estar presentes na comunicação, diz Bento XVI

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 28-02-2011, Gaudium Press) O mundo da comunicação necessita de valores espirituais, e este é o dever dos crentes, disse hoje o Papa. Bento XVI recebeu pela manhã participantes da Assembleia Plenaria do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais (PCCS) a qual, a partir de hoje até o dia 4 de março, discutirá o tema das linguagens modernas das comunicações.

Neste sentido, o Papa concordou que as novas possibilidades propiciadas pelas novas tecnologias começaram a mudar a comunicação, a cultura e as relações entre os homens. No entanto, sublinhou a necessidade de uma atenção específica às linguagens, explicando que o homem não somente “usa”, mas em um certo sentido “habita” a linguagem.

“As novas linguagens que de capacidade analítica tornam-se mais intuitivas e analíticas orientam a uma diferente organização lógica do pensamento e da relação humana de hoje. Entre os riscos que existem, estão a perda da interioridade, a superficialidade no viver as relações, a fuga na emotividade, o prevalecer da opinião mais convincente em relação ao desejo de verdade”, afirmou o Papa.

Segundo o pontífice, os crentes, especialmente, são chamados a “ter a coragem de pensar de maneira mais profunda”, porque a comunicação digital de hoje “comporta uma relação cada vez mais estreita e ordinária entre o homem e as máquinas, dos computadores ao telefones celulares”. “Quais serão os efeitos dessa relação constante?”, perguntou o Papa.

Para Bento XVI, os novos desafios que a cultura digital traz para a Igreja remetem “aos valores espirituais, que permitirão promover uma comunicação verdadeiramente humana”. Ele fornece como modelo de comunicação a comunicação bíblica que, “segundo a vontade de Deus, é sempre ligada ao diálogo e à responsabilidade – como testemunham por exemplo as figuras de Abraão, Moisés, Jó e os Profetas – e nunca à sedução linguística”.

Assembleia

A Plenária do PCCS terá três momentos particulares. Hoje à tarde, D. Franco Lever, e D. Fábio Pasqualetti, professores da Pontifícia Universidade Salesiana, discorrerão sobre as dinâmicas da mídia.

Amanhã, Frei Eric Salobir, autor do programa “Le jour du Seigneur” (“O Dia do Senhor”) apresentará a diferença entre os serviços digitais e televisivos na realização e apresentação na web. Na quarta-feira, os convidados serão do Reino Unido, que estavam envolvidos nas estratégias comunicativas da recente viagem do Papa ao país.
O PCCS está trabalhando em um documento que oferecerá orientação pastoral para a cultura da comunicação digital de hoje.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas