Gaudium news > Secretário-geral do Celam visita diocese no Amazonas

Secretário-geral do Celam visita diocese no Amazonas

São Paulo (Terça-feira, 01-03-2011, Gaudium Press) Dom José Leopoldo Gonzáles, arcebispo de Guadalajara (México) e secretário-geral do CELAM passou uma semana, do dia 20 ao 27 de fevereiro, na diocese de São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas, região norte do Brasil.

Segundo o prelado, a visita partiu de um interesse pessoal em conhecer a região da Amazônia. Dom José revelou que desejava começar por uma área mais fastada, tipicamente indígena. Não poderia ter sido mais preciso na sua escolha: São Gabriel da Cachoeira tem 95% de sua população formada por índios e é a Diocese mais afastada da Amazônia, localizada na divisa com Colômbia e Venezuela, a 1200 quilômetros de Manaus.

O prelado também aproveitou para exercer seu ministério na região. Em Matapi, por exemplo, Dom José conferiu o sacramento da confirmação a 18 adultos, entre eles seis casais.

Em uma mensagem enviada ao bispo de São Gabriel da Cachoeira, Dom Edson Damian, o secretário-geral do CELAM disse que pôde vivenciar no local o “vigor e o dinamismo pastoral” da Igreja na Amazônia. Na mensagem, Dom José se refere a trabalho diocesano do bispo Damian.

“Foi uma semana repleta de encontros com muitas pessoas e instituições. Minha visita coincidiu com a chegada do Pe Antonio Zanini, redentorista, que foi trabalhar na diocese. Pude perceber o vigor e o dinamismo pastoral desta Igreja manifestado no entusiasmo e proximidade de seu pastor com os diversos setores da sociedade, assim como o carinho e respeito pelos sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas e povos indígenas de 23 etnias. Ele visita com muita alegria, e não sem dificuldades, as numerosas aldeias espalhadas ao longo dos rios. Naveguei com ele até Taraquá e Matapi para ter uma ideia da complexidade do serviço pastoral”, escreveu o bispo mexicano.

“Parto cheio de alegria porque vi todos os agentes de pastoral felizes em sua missão”, concluiu.

Com informações da CNBB

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas