Gaudium news > No Dia do Seminário, Espanha refletirá sobre o sacerdócio como “um dom de Deus para o mundo”

No Dia do Seminário, Espanha refletirá sobre o sacerdócio como “um dom de Deus para o mundo”

Madri (Quinta-feira, 03-03-2011, Gaudium Press) Como um convite para refletir sobre o sacerdócio como um presente de Deus para o mundo, a Igreja na Espanha se unirá neste dia 19 de março – dia de São José – na já tradicional celebração do “Dia do Seminário”, que o país europeu comemora há mais de sete anos.

Segundo informações da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), a jornada será uma ocasião para que as dioceses, bem como a comunidade paroquial em particular, “deem graças a Deus pelo sacerdócio e peçam por sua vez o dom da vocação para que jovens entre nós se consagrem ao serviço do Povo de Deus”.

Neste sentido, a campanha de 2011 propõe como lema “Sacerdote, dom de Deus para o mundo”, com o propósito de gerar consciência entre os fiéis de que os sacerdotes “não fazem outra coisa que repartir os dons e presentes de Deus, seguindo o exemplo de Jesus, que se deu totalmente e sem limites”.

A iniciativa se desenvolverá através de vários recursos que o episcopado espanhol pôs a disposição – entre eles um guia litúrgico, uma reflexão teológico-pastoral e catequese para sacerdotes, jovens e crianças – para as diferentes atividades, e a celebração eucarística que girará em torno do dom da vocação sacerdotal.

Precisamente sobre o tema para este ano, a reflexão teológica-pasotral diz: “Em tempos de incerteza, se faz mais necessário que nunca prolongar o rastro de tantos sacerdotes que foram chaves para a renovação espiritual e social do “mundo” em distintas épocas e regiões. A proclamação do Evangelho mais além dos confins da Igreja – a nova evangelização – constitui essencialmente o sacerdócio ministerial”.

Essa mesma reflexão, mais adiante, também convida os sacerdotes a ser hoje um “verdadeiro presente de Deus ao mundo”, animando-os a ter a coragem “de colocar de manifesto as novas idolatrias, não com um fim reprovatório e incriminador, mas com um interesse soteriológico que nasce do convencimento de que todo homem foi chamado para degustar a salvação definitiva m Cristo”.

Assim, os convida a “propor a lógica de Jesus, baseada no serviço humilde e no amor desinteressado, como princípio retor de uma existência verdadeiramente humana”.

O Dia do Seminário também busca conscientizar que os sacerdotes também são pessoas que necessitam de apoio, ânimo e oração; e é uma ocasião para pedir, de maneira especial, pelos presbíteros mais idosos e doentes, para que não se sintam só e abandonados.

A campanha é promovida pela Igreja na Espanha desde o ano de 2004. A partir de então, a iniciativa se desenvolveu em torno de vários temas: “Há mais alegria em dar que em receber” (2004); “Generosos e entregues… como Maria” (2005), “Por Cristo e pelos demais: faça-se curado” (2006); “Sacerdotes, testemunhas do amor de Deus” (2007); “Se escuta a sua voz” (2008); “Apóstolo pela graça de Deus” (2009); e uma “Uma vida apaixonante” (2010).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas