Gaudium news > Na audiência geral, Papa manifesta desejo que a Europa "saiba sempre se alimentar das próprias raízes cristãs"

Na audiência geral, Papa manifesta desejo que a Europa "saiba sempre se alimentar das próprias raízes cristãs"

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 27-10-2010, Gaudium Press) Hoje pela manhã, o Santo Padre dedicou a audiência geral realizada na Praça São Pedro, na presença de 10 mil pessoas, à Santa Brígida da Suécia, modelo de esposa e mãe cristã e depois monja. Ao apresentá-la, Bento XVI pediu à Europa para “se alimentar das próprias raízes cristãs”.

Segundo Bento XVI, Santa Brígida da Suécia (1303 – 1373), foi exemplo de esposa e mãe feliz. Conseguiu criar em sua família uma “igreja doméstica”. Foi casada com Ulf, governador de um importante distrito do reino da Suécia, com quem viveu 28 felizes anos até a morte de seu marido. Tiveram oito filhos, entre os quais a segunda, Karin (Catarina), é venerada como santa. Junto a seu marido, Santa Brígida adotou a regra dos Terciários franciscanos, e “praticava com generosidade obras de caridade para os indigentes”.

A santa e seu marido são modelos de autêntica “espiritualidade conjugal”, de como os esposos cristãos podem percorrer um caminho de santidade sustentados pela graça do sacramento do matrimônio, explicou o Papa. Mostraram ao mundo a “beleza do matrimônio vivido segundo os valores do Evangelho: o amor, a ternura, a ajuda recíproca, a fecundidade na geração e na educação dos filhos, a abertura e a solidariedade em relação ao mundo, a participação na vida da Igreja”. Em 1341, toda a família fez uma longa peregrinação a Santiago de Compostela.

Depois da repentina morte do marido, Brígida se dedicou à vida religiosa junto ao mosteiro de Alvastra, “através da oração, da penitência e da obras de caridade”. Neste período, teve revelações divinas, as quais foram escritas do sueco ao latim pelos seus secretários-confessores em oito livros, com o título ” “Rivelationes” (Revelações).

Ao final da audiência, entre as saudações nas várias línguas, o Santo Padre dirigiu um breve discurso em português para saudar os grupos do Brasil que estavam presentes nesta manhã na Praça São Pedro: da paróquia de Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida, de Itatiba, SP (45 pessoas); e de peregrinos de Franca, SP e de Paciência. “Amados peregrinos de língua portuguesa, queridos fiéis brasileiros de Itatiba, França, Paciência, São Paulo e peregrinos vindos de Portugal: a todos dou as boas vindas, feliz e agradecido pela vossa visita amiga. O Pai do Céu derrame os seus dons sobre vós e vossas famílias, que de coração abençoo.”

A audiência geral, pela numerosa presença de fiéis, ainda aconteceu na Praça São Pedro. Em Roma, o frio do outono já começa a se fazer mais presente. Por conta disso, o Papa chegou à praça, no papamóvel coberto, vestindo um manto vermelho.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas