Gaudium news > Urna com restos mortais de Bárbara Maix ganha novo relicário na cidade de Porto Alegre

Urna com restos mortais de Bárbara Maix ganha novo relicário na cidade de Porto Alegre

foto relicario Barbara Maix.jpg
O novo relicário é maior que o antigo e ficará embutido em uma das paredes da capela

Porto Alegre (Quarta-Feira, 27-10-2010, Gaudium Press) No último sábado, dia 23 de outubro, em Porto Alegre, as Irmãs do Instituto do Imaculado Coração de Maria (ICM) viveram momentos de muita emoção e oração por ocasião da cerimônia de reposição da urna com os restos mortais de Bárbara Maix, que será beatificada no próximo dia 06 de novembro. A troca do relicário, que desde junho estava indisponível para a visitação pública, ocorreu na Capela São Rafael do Instituto do ICM, no centro da capital gaúcha.

De acordo com postuladores da causa de beatificação de Bárbara Maix, a iniciativa de um novo relicário foi motivada pela necessidade de ampliação do espaço já existente. O relicário agora é maior e ficará embutido em uma das paredes da Capela, com uma escultura de Bárbara Maix e do Coração de Maria. Um dos lados do relicário é de vidro para a visualização de seu interior.

A sessão lotou a Capela de São Rafael e contou com a participação de alguns padres, colaboradores e leigos, além da presença especial das irmãs das cinco províncias do ICM: Cecília Knorst, Provincial de Porto Alegre; Ana Luiza Biselo, Provincial de Santa Maria; Ernilda do Nascimento, Provincial de São Paulo; Erena Bernardy, Provincial de Caxias do Sul; e Ivonete de Morais, Província Cristo Libertador – Norte/Nordeste. A abertura dos trabalhos de reposição foi realizada pela irmã Gentila Richetti, postuladora da causa junto ao Vaticano, irmã Marlise Hendges, diretora geral da Congregação e Dom Remídio Bohn, bispo delegado.

No único momento de espiritualidade, foi feita a leitura do Salmo 102 e do Evangelho de São Lucas (10, 21-24), para em seguida ser dado o início do procedimento de limpeza da urna que foi lacrada com fita e recebeu o carimbo da arquidiocese de Porto Alegre. Segundo a irmã Gentila Richetti, esse lacre com o carimbo significa que Bárbara Maix não é propriedade da Congregação e sim do povo. No entanto, o momento mais marcante e emocionante da cerimônia aconteceu quando os presentes puderam tocar a urna e realizar uma breve oração.

As ex-diretoras gerais da Congregação tiveram a honra e o privilégio de colocar a urna com os restos mortais no novo relicário. Após esse momento foi colocada a frente de vidro, adornada com uma moldura em madeira que possui a esfinge de Bárbara Maix. Ao fim da sessão, uma cortina cobriu a frente do novo relicário e só será retirada após a beatificação da madre, no dia 07 de novembro, com a chegada dos primeiros peregrinos.

Por fim, Irmã Gentila lembra um trecho dos Atos dos Apóstolos 19,11-12: “Deus fazia milagres extraordinários por intermédio de Paulo, de modo que lenços e outros panos que tinham tocado o seu corpo eram levados aos enfermos; e afastavam-se deles as doenças e retiravam-se os espíritos malignos”. Para ela, o povo, além de ouvir e crer, necessita ver, tocar, sentir-se envolvido pela presença daquele ou daquela que o ama. É a fé dos simples, tão valorizada e exaltada pelo próprio Cristo.

“Diante dos Restos mortais de Bárbara Maix, os devotos, em sua confiança, vêm exprimir suas esperaças e sofrimentos, desejando alcançar, por sua intercessão, a graça de que necessitam”, conclui a religiosa.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas