Gaudium news > Responsáveis pelos setores de animação de catequese de países sulamericanos se reuniram em Bogotá

Responsáveis pelos setores de animação de catequese de países sulamericanos se reuniram em Bogotá

Bogotá (Quinta-feira, 04-11-2010, Gaudium Press) De 17 a 22 de outubro, se reuniram na capital colombiana Bogotá bispos, presbíteros, diáconos, religiosos e leigos responsáveis pelos setores de animação nacional da catequese dos países sulamericanos, com o objetivo de refletir temas como a iniciação para a vida cristã e a formação inicial de catequistas discípulos missioneiros.

Celam_Encontro em Bogotá.jpeg
O objetivo do encontro foi refletir sobre temas como a iniciação para a vida cristã

O encontro foi promovido pela Seção de Catequese do Departamento de Missão e Espiritualidade do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM). Recentemente, o organismo eclesial divulgou em seu site a mensagem final que os participantes do encontro dirigiram às Conferências Episcopais Sulamericanas.

Na mensagem, os participantes ressaltaram o avanço e o interesse que as Comissões Nacionais de Catequese tiveram para dinamizar a ação evangelizadora em conformidade com as orientações que os bispos latinoamericanos deram no Documento Conclusivo da Conferência Geral de Aparecida.

Isto fica refletido, segundo se vê na mensagem, “na importância dada a garantir o encontro pessoal com Jesus Cristo e o chamado para a conversão; ao anúncio do kerigma; à tomada de consciência da centralidade da Palavra de Deus na vida e missão da Igreja; à opção por iniciar a vida cristã, preferencialmente os adultos (…), à catequese permanente dirigida à família e à pequena comunidade cristã”, entre outros elementos.

Da mesma forma, os responsáveis pela animação da catequese constataram que ainda subsistem algumas dificuldades. “A catequese continua se orientando para a transmissão de conteúdos e não para a experiência da vida cristã com a que se formam discípulos entusiasmados”; assim, “se pressupõe a existência de um povo convertido, porque há expressões de piedade popular, mas não se dão passos para iniciar à plena vida cristã”.

Neste sentido, os participantes pedem para que se volte o olhar ao Jesus histórico. “Jesus está no centro da vida. Encontrar-se com Ele é motivo de festa e compromisso. Estamos convencidos de que continua chamando em diferentes circunstâncias a todos e todas”, ressaltam na mensagem.

Os participantes do encontro também recordaram que a iniciação da vida cristã “supõe por-se em caminho com Jesus, relacionar-se pessoalmente com ele, compreender progressivamente seu mistério, viver em comunidade e preparar-se para a missão”, e destacam que “ser discípulo missioneiro implica proximidade e experiência vital”.
Participaram do encontro representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai.

Texto original de Sonia Trujillo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas