Gaudium news > Cardeal Dom Eugenio Sales completa 90 anos e recebe carta, de próprio punho, de Bento XVI

Cardeal Dom Eugenio Sales completa 90 anos e recebe carta, de próprio punho, de Bento XVI

Dom-Eugenio-de-Araujo-Sales.jpg
Dom Eugênio ficou mais de três décadas à frente da arquidiocese do Rio de Janeiro

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 08-11-2010, Gaudium Press) Nesta segunda-feira, 08, o arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal Dom Eugenio de Araújo Sales, completa 90 anos de idade. Por tão importante e longeva data, o Papa Bento XVI redigiu uma carta ao prelado parabenizando-o. A missiva foi entregue a Dom Eugenio na última quarta-feira, 03, pelas mãos do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

Na carta, o Santo Padre felicitou o arcebispo emérito por ter sido, por três décadas, zeloso pastor da arquidiocese carioca. “Fiel ao seu lema ‘impendam et superipemdar’, soube gastar-se inteiramente por aqueles que Deus lhe havia confiado, num fecundo ministério vivido em profunda comunhão com o Sucessor de Pedro, sendo até hoje um referencial para toda a Igreja no Brasil, principalmente para as novas gerações de ministros ordenados”, expressou o pontífice.

O Papa enviou ao purpurado a sua estima e afeto, esperando que sejam sentimentos que infundam alegria e serenidade em seu ser. “Neste sentido, invoco sobre a sua pessoa as mais seletas graças e consolações divinas, para continuar a fazer a vida motivo e meio de glorificar a Deus na sua condição de emérito Pastor da Igreja”, declarou o Santo Padre.

Sobre a missiva, Dom Eugenio declarou que as palavras elogiosas do Santo Padre não atribuía a si, mas sim ao conjunto da diocese, a qual no final da mensagem papal também recebeu uma particular benção de Bento XVI, benção que foi estendida a todo o povo carioca.

Missa especial
Em homenagem aos 90 anos de Dom Eugenio, a arquidiocese do Rio de Janeiro celebrou no último sábado, 06, uma missa em Ação de Graças na Catedral Metropolitana. A cerimônia religiosa foi presidida pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta e teve a presença de 5 mil espectadores, entre ele, segundo a arquidiocese carioca, seis cardeais, 28 bispos e centenas de padres, diáconos, seminaristas, religiosos e leigos.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas