Gaudium news > Equador inicia 2º Ano Missionário Nacional

Equador inicia 2º Ano Missionário Nacional

Quito.jpeg
Basílica do Voto Nacional, em Quito, Equador

Quito (Sexta-feira, 10-12-2010, Gaudium Press) Teve início na última quarta-feira, 08, no Equador, durante a festividade de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, o 2º Ano Missionário do país. O lançamento do novo período ocorreu durante solene eucaristia realizada na Basílica do Voto Nacional, em Quito, com a participação de todos os bispos equatorianos. Durante a celebração religiosa também foi apresentado o Novo Plano Global Pastoral da Igreja equatoriana para o período de 2011 a 2015 e houve a convocação para o 2º Congresso Nacional da Família.

Conforme explicou previamente a Secretaria Geral da Conferência Episcopal Equatoriana em nota publicada no site da entidade eclesial, o propósito da Missão nacional – que acontece em conjunto com a Missão Continental proposta pela V Conferência Geral do Episcopado Latinoamericano de Aparecida – é buscar que todos os leigos “se deixem cativar pela mensagem de Aparecida e se comprometam a promover o encontro com Jesus Cristo vivo desde a família, a fim de ser fermento transformado dessa sociedade”.

Em uma mensagem escrita por ocasião do Ano Missionário, os bispos equatorianos também fizeram um chamado aos leigos. “A realidade atual desafia nós homens e mulheres da Igreja, porque nossa sociedade exclui ou marginaliza Deus e faz com que haja uma crescente indiferença religiosa e uma perda de valores evangélicos. A confiança na bondade de Deus Pai, que tanta serenidade irradiava à gente, está muito enfraquecida e a solidariedade tradicional na cultura nossos povos está sendo sufocada por um forte consumismo que invade a todos. Vemos nestes vazios um chamado do Senhor para levar o Evangelho a todos os segmentos da sociedade”.

Na mensagem pelo Ano Missionário Nacional, os prelados equatorianos expressaram também seu agradecimento aos fiéis leigos que, em razão do serviço evangelizador, “encontraram-se mais próximos de seus Pastores”. Neste sentido, os bispos deram graças ainda aos fiéis pela entrega e serviço desinteressado à Igreja Católica, animando-os a prepararem-se para o ano de 2011, que será dedicado especialmente aos leigos.

Texto Original de Sonia Trujillo

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas