Gaudium news > “Doentes devem se tornar mensageiros de uma alegria que não teme a dor”, disse o Papa

“Doentes devem se tornar mensageiros de uma alegria que não teme a dor”, disse o Papa

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 20-12-2010, Gaudium Press) O Santo Padre Bento XVI deu a saber neste sábado, 18, sua mensagem especial para a 19º edição do Dia Mundial do Enfermo, evento que tradicionalmente é celebrado no dia 11 de fevereiro em memória da beata Virgem de Lourdes e que em 2011 será realizado com b o tema “Por suas feridas fostes curados” (1 Pedro 2, 24)”.

Na mensagem, o pontífice exortou as autoridades a investiverem cada vez mais energia em estruturas sanitárias que sejam de ajuda e de apoio aos sofredores. “Nenhum irmão nosso doente pode sentir-se esquecido ou marginalizado”, disse. “Ainda mais o fraco, o sofredor e o necessitado de cuidado deve estar ao centro da nossa atenção”.

Neste sentido, Bento XVI recordou as palavras da Encíclica “Spe salvi” na qual é dito que a relação com o sofrimento e com o sofredor é a medida da humanidade e a sociedade que “não consegue aceitar os sofredores é uma sociedade cruel e desumana”.

“Nas feridas de Jesus Cristo se afligem todos os males da humanidade. Estas feridas, símbolo do sofrimento, são o sinal da redenção, do perdão, da reconciliação e da vitória sobre o mal. O sofrimento permanece sempre carregado de mistério, difícil de aceitar e de carregar”, afirmou o pontífice, convidando os doentes a tornarem-se “mensageiros de uma alegria que não teme a dor”.

Concluindo sua mensagem, o Papa dirigiu palavras especiais aos jovens enfermos, tendo em vista o próximo Dia Mundial da Juventude, que acontecerá em Madri, na Espanha, em agosto de 2011. “A experiência da cruz na nossa vida não é uma negação, mas a expressão mais intensa do amor de Deus e a fonte da vida eterna”, declarou o Santo Padre, pedindo, por fim, aos jovens que “criem pontes de amor e de solidariedade em suas sociedades”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas