Gaudium news > Três bispos anglicanos convertem-se à Igreja Católica

Três bispos anglicanos convertem-se à Igreja Católica

andrew-burnham.jpg
Ex-bispo anglicano Andrew Burnham

Londres (Terça-feira, 04-01-2010, Gaudium Press) Andrew Burnham, ex-bispo de Ebbsfleet, Newton Keith, ex-bispo de Richborough e John Broadhurst, que foi bispo de Fulham, todos eles membros da Igreja da Inglaterra, converteram-se ao catolicismo e foram recebidos no seio da Igreja Católica Apostólica Romana.

A cerimônia foi realizada na Catedral Católica de Westminster, em Londres, no dia primeiro de janeiro de 2011 durante uma missa celebrada pelo bispo auxiliar de Westminster, Dom Alan Hopes. Duas de suas esposas e três freiras acompanharam os bispos convertidos.

Em declaração, Dom Alan Hopes, que também é um ex-clérigo anglicano, disse que os ex-bispos deverão ser ordenados sacerdotes católicos em 15 de janeiro próximo. Eles planejam participar, já dentro da Igreja Católica Romana, do “Ordinariato Especial” para ex-anglicanos.

O movimento de conversão dos três bispos foi incentivado por esse regime de “Ordinariato” criado pela Santa Sé. Ele se destina a proporcionar as boas-vindas da Igreja para os anglicanos que estão descontentes em relação a aceitação pelas autoridades anglicanas de questões como a ordenação de mulheres sacerdotes e de certas atitudes a propósito da homossexualidade.

John_Broadhurst__B_1632483c.jpg
Ex-bispo anglicano Jonh Broadhurst

O Ordinariato oferecido pelo Papa permitie aos ex-bispos manter sua identidade religiosa e herança espiritual dentro de uma seção da Igreja Católica Romana.

Dom Alan Hopes afirmou que, ainda antes da Páscoa, cerca de 50 clérigos anglicanos deverão declarar sua conversão ao Catolicismo.

Encontro e Renúncia

Todos os três bispos renunciaram oficialmente seus deveres para com a Igreja Anglicana na última sexta-feira. Eles cuidavam de paróquias que há algum tempo se opuseram à ordenação de mulheres.

Três freiras que acompanharam os bispos deixaram sua comunidade anglicana em Walsingham, em Norfolk, e renunciaram também a suas obrigações com relação à Igreja Anglicana depois que os bispos manifestaram seu interesse em aderir ao Ordinariato .

bpkeith.jpg
Ex-bispo anglicano Newton Ketih

Uma delas, a irmã Wendy Renata, disse que se sentia muito bem depois de formalmente ser acolhida pela Igreja Católica.”Eu queria fazer isso há anos. Finalmente, isso foi feito”, disse ela.

O mais importante de tudo que aconteceu foi que “a maioria (dos recém-convertidos) vinha caminhando, buscando a plenitude da verdade, e a descobriram na Igreja Católica”, finalizou o bispo auxiliar, Dom Alan Hopes.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas