Gaudium news > Caminho de Santiago de Compostela bate recorde de peregrinos em 2010

Caminho de Santiago de Compostela bate recorde de peregrinos em 2010

santiago_de_compostela1.jpg
Nesse ano, 90% das pessoas que visitaram Santiago indicaram motivos estritamente religiosos para realizar sua peregrinação

Santiago de Compostela (Segunda-feira, 03-01-2011, Gaudium Press) De acordo com dados divulgados pelo arcebispado de Santiago de Compostela, na Espanha, cerca de 270 mil peregrinos fizeram o “Caminho de Santiago” no ano de 2010. Trata-se de um recorde histórico. Um número 49,9% superior ao do último Ano Santo de 2004 e também um número 84,9% maior de peregrinos do que em 2009.

Até o dia 28 de dezembro último, a arquidiocese de Santiago, em Compostela, na Galícia, havia registrado em sua secretaria a presença de 269.742 peregrinos que haviam procurado órgãos do arcebispado em busca da “Compostela”: documento que registra e reconhece que o peregrino realizou de fato todo o trajeto da peregrinação para visitar o Apóstolo Santiago.

Nem todas as pessoas procuram os escritórios do arcebispado para registrarem sua peregrinação e receberem a credencial eclesiástica de peregrino compostelano, o que significa que muito mais peregrino podem ter passado por Santiago este ano.

Nesse ano, 90% indicaram motivos estritamente religiosos para realizar sua peregrinação. A maioria dos peregrinos visitou Santiago de Compostela no mês de agosto e deles 55% era composta por homens.

Para receber a “Compostela” e dessa forma ser reconhecido oficialmente como “peregrino” e ter os privilégios que isso lhe traz, é necessário que se tenha percorrido o percurso de Santiago, pelo menos, cem quilômetros a pé ou duzentos quilômetros de bicicleta ou a cavalo.

Os “Caminhos de Santiago”

Os Caminhos de Santiago são os percursos percorridos pelos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o Séc. IX. Estes são chamados de Concheiros devido ao seu símbolo ser uma concha. Os caminhos espalham-se por toda a Europa e vão todos desaguar nos caminhos franceses que posteriormente se ligam aos espanhóis.

O Caminho de Santiago entrou para a história há doze séculos, quando foram encontrados os restos mortais do apóstolo Santiago na que hoje é a cidade de Santiago de Compostela.

A rota dos peregrinos une diversas zonas da Europa a Compostela e já foi seguida por milhões de pessoas das mais variadas procedências. O itinerário mais famoso é o Caminho Francês, que se dirige a Santiago atravessando o Norte da Espanha, mas existem outros percursos não menos importantes vindos de Portugal, do Sul da Espanha, das Astúrias, do Oeste e do Norte da Europa por via marítima.

O Caminho Francês é a rota principal até ao túmulo do Apóstolo São Tiago. A maioria dos caminhos vindos do continente europeu se juntam para entrar na Península Ibérica, constituindo o chamado Caminho Francês, que entra na Espanha por Roncesvalles, no sopé dos Pireneus, e de lá segue por cerca de 800 a 1000 km, conforme as variantes e interesses pessoais, até chegar a Santiago de Compostela e mais de 80 a 100 Km até a cidade de Finisterra que muitos peregrinos incluem como etapa final de sua caminhada.

O Caminho de Santiago atingiu o máximo esplendor nos séculos XI e XII, em plena Idade Média.

Quando visitou Santiago em 2010, o Papa Bento XVI cruzou a “Porta Santa” vestido como se fosse mais um dos peregrinos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas