Gaudium news > Embaixada colombiana junto a Santa Sé celebra 25 anos da passagem de João Paulo II ao país

Embaixada colombiana junto a Santa Sé celebra 25 anos da passagem de João Paulo II ao país

joão paulo em armero.jpeg
Papa João Paulo II em Armero, Colômbia

Bogotá (Segunda-feira, 10-01-2011, Gaudium Press) “Venho a vosso nobre país, amado povo da Colômbia, como Mensageiro da Evangelização que hasteia a cruz de Cristo, desejando que sua silhueta salvadora se projete sobre todas as atitudes desta bendita terra”.
Com estas palavras, no dia 1º de julho de 1986, o Papa João Paulo II saudou os fiéis que lhe esperavam na porta do Aeroporto Internacional El Dorado, de Bogotá, Colômbia, na visita, que em 2011, completa 25 anos.

Por ocasião desta comemoração, a Embaixada da Colômbia ante a Santa Sé, sob responsabilidade do embaixador César Maurício Velásquez, promoverá diversas atividades com o intuito, segundo o próprio diplomata, de “manter viva a memória do Papa João Paulo II e a impressão deixada por ele nos corações dos colombianos”.

Neste sentido, informa Velásquez, a embaixada colombiana realizará, em conjunto com distintas instituições, eventos comemorativos, nos quais se falará sobre o legado que deixou Papa Wojtyla em temas relacionados à paz, justiça social, pobreza, dignidade da pessoas, e outros.

Com o mesmo intuito, revela ainda o embaixador, ainda haverá a publicação de livros sobre a vida e legado de João Paulo I e iniciativas audiovisuais, como o documentário comemorativo do aniversário de 25 anos da passagem do pontífice pela Colômbia que está sendo feito por um grupo de jornalistas e produtores.

Para o embaixador, a comemoração da visita do Papa Wojtyla ao país justo quando, em Roma, fala-se de uma provável data para sua beatificação, tem um grande significado: “Seria fantástico que João Paulo II fosse beatificado em 2011, quando serão comemorados os 25 anos de sua estada aqui”, disse.

A visita do Papa João Paulo II à Colômbia em 1986 foi sua 30ª viagem para fora da Itália. No país ficou de 01 de julho até 08 de julho daquele ano, período no qual visitou onze cidades, entre elas – além de Bogotá – Pereira, Cartagena, Cali, Popayán, Medellín e Armero. Esta última, com um grande significado para o Santo Padre, já que meses antes de sua visita, em novembro de 1985, a cidade foi soterrada por causa da erupção do vulcão Nevado del Ruiz, situado no limite dos departamentos colombianos e Tolima e Caldas.

João Paulo II foi o segundo Papa a viisitar a Colômbia. O primeiro foi Paulo VI em agosto de 1968.

Texto Original: Sonia Trujillo

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas