Gaudium news > Bispos do País Basco e de Navarra recebem com esperança anúncio do ETA, mas pedem “dissolução definitiva” do grupo

Bispos do País Basco e de Navarra recebem com esperança anúncio do ETA, mas pedem “dissolução definitiva” do grupo

São Paulo (Terça-feira, 11-01-2011, Gaudium Press) Bispos do País Basco e de Navarra, regiões espanholas que há décadas abrigam grupos separatistas, disseram nesta segunda-feira ter “esperança” diante do anúncio de “cessar-fogo permanente” feito pelo ETA, principal desses grupos. Eles ressaltam, no entanto, a “exigência moral da dissolução definitiva e incondicional” do grupo, que já perpetrou diversos ataques mortíferos na Espanha e é considerado uma organização terrorista pelo governo espanhol e de outros países.

“Após termos tido conhecimento da declaração feita pelo ETA, manifestamos nosso anseio e esperança de paz, e reiteramos a exigência moral de sua dissolução definitiva e incondicional”, afirma o comunicado conjunto dos bispos.

Assinam o texto Francisco Pérez González, arcebisdpo de Pamplona e Tudela, Miguel Asurmendi, bispo de Vitoria, José Ignacio Munilla, bispo de San Sebastián, e Mario Iceta, bispo de Bilbao.

Os prelados pediram aos espanhóis e cristãos em geral que rezassem pela paz. Segundo os bispos, o povo cristão deve intensificar nestes momentos sua oração,”invocando Cristo como príncipe da paz e Maria como consolo dos aflitos e de todos que sofrem por causa da violência”.

Com informações de Vasco Press.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas