Gaudium news > Dom Geraldo Majella deixa a arquidiocese de Salvador; Dom Murilo Krieger é o novo arcebispo

Dom Geraldo Majella deixa a arquidiocese de Salvador; Dom Murilo Krieger é o novo arcebispo

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 12-01-2011, Gaudium Press) O cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, de 77 anos, não é mais o arcebispo de Salvador, na Bahia, e primaz do Brasil. Sua renúncia por limite de idade (75 anos), conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico, foi aceita hoje pelo Papa Bento XVI, que nomeou para o seu lugar o arcebispo de Florianópolis, e presidente do Regional Sul 4 (Santa Catarina) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, de 67 anos.

Dom Murilo Krieger

dom-MURILO.jpg
Dom Murilo estava na arquidiocese de Florianópolis desde 2002

Natural de Brusque, Santa Catarina, Dom Murilo é arcebispo de Florianópolis desde fevereiro de 2002. Recebeu sua ordenação presbiteral em 1969 e episcopal em 1985, quando foi designado para desempenhar a função de bispo auxiliar na arquidiocese que até o momento comandava. O prelado já foi também bispo de Ponta Grossa e arcebispo de Maringá, ambas cidades do Paraná, entre os anos de 1991 e 2002, exercendo durante este período a função de presidente do Regional Sul 2 (Paraná) da CNBB.

Dom Murilo é formado em filosofia pelo convento de Congregação Sagrado Coração de Jesus (SCJ) de Brusque e em teologia pelo Instituto Teológico SCJ de Taubaté, São Paulo, especializando-se em espiritualidade, em Roma, e Letras, na Faculdade Anchieta de São Paulo.

Dom Geraldo Majella
Nascido em Juiz de Fora, Minas Gerais, no ano de 1933, Dom Geraldo recebeu sua ordenação sacerdotal em 1957 e a episcopal em 1978, ambas na cidade de São Paulo. Contudo, começou a exercer seu ministério episcopal no Paraná, como bispo de Toledo. Depois, tornou-se arcebispo de Londrina, também no Paraná, de onde saiu para se tornar secretário da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, na Cúria Romana. Em 1999 foi nomeado arcebispo de Salvador, posto que deixa agora.

Dom Geraldo foi elevado a cardeal da Santa Igreja no Consistório de 2001 durante o pontificado do Papa João Paulo II, participando, em 2005, do Conclave que elegeu o cardeal alemão Joseph Ratzinger Papa Bento XVI.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas