Gaudium news > Papa assina decreto sobre milagre e João Paulo II será beatificado

Papa assina decreto sobre milagre e João Paulo II será beatificado

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 14-01-2010, Gaudium Press) O caminho para a beatificação de João Paulo II está definido. Na manhã de hoje, o Papa Bento XVI assinou o decreto confirmando o milagre atribuído ao Venerável Papa polonês na causa de sua beatificação. Assim, a beatificação de João Paulo II, ao lado da de Madre Teresa de Calcutá, entra para a história como uma das mais céleres – a abertura da causa teve início antes dos cinco anos após a morte do Servo de Deus, ao contrário do que rege a normativa da Igreja.

Em uma audiência com o cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, nesta sexta-feira, o Papa Bento XVI aprovou decretos para a causa de diversos religiosos. Entre esses, estava o milagre atribuído pela intercessão do Papa polonês à cura de uma freira francesa que sofria do Mal de Parkinson, a mesma doença que Karol Wojtyla combateu durante toda a vida.

2011-01-14T125846Z_625125032_GM1DSRTUMVAA_RTRMADP_3_POPE-JOHNPAUL.JPG
Papa Bento XVI reservou para si a cerimônia e o anúncio da beatificação de seu “venerado predecessor”

Um comunicado emitido hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé informa que a Sessão Ordinária dos Cardeais e Bispos da Congregação para a Causa dos Santos havia emitido um parecer unânime e afirmativo sobre a milagrosa cura da religiosa, após os tradicionais trâmites de comprovação do milagre terem sido completados, através de comissões de médicos, teólogos e religiosos, no dia 11 de janeiro; três dias atrás, portanto. “(…) A cura da irmã Marie Pierre Simon, realizada por Deus de modo cientificamente inexplicável, pela intercessão do Sumo Pontífice João Paulo II, fervorosamente invocado tanto pela própria religiosa quando por diversos outros fiéis”, afirma trecho do comunicado do Vaticano.

O Papa Ratzinger reservou para si a cerimônia e o anúncio da beatificação do seu “venerado predecessor”. Após alterações nas regras dos ritos e um retorno à antiga praxe de que os pontífices não presidem as cerimônias de beatificação, senão um delegado em seus nomes, Bento XVI quis fazer duas exceções. João Paulo II será o segundo beato feito por ele, após o cardeal John Henry Newman.

O seu “amigo” e predecessor pontífice será feito beato pelo próprio Bento XVI, que no início do pontificado de João Paulo II tinha sido confiado ao mais importante dicastério da Cúria romana, como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

Já na homilia das exéquias de João Paulo II, em 2005, o então cardeal Ratzinger concluía: “Possamos estar seguros de que o nosso amado Papa está agora na janela da casa do Pai, nos vê e nos abençoa. Sim, abençoe-nos, Santo Padre. Nós confiamos a sua querida alma à Mãe de Deus, sua Mãe, que o guiou a cada dia e que o guiará agora na glória eterna de Seu Filho, Jesus Cristo nosso Senhor”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas