Gaudium news > Arquidiocese de Madri emite nota de repúdio a protesto de estudantes em capela de universidade

Arquidiocese de Madri emite nota de repúdio a protesto de estudantes em capela de universidade

Madri (Sexta-feira, 11-03-2011, Gaudium Press) A arquidiocese de Madri, na Espanha, emitiu hoje uma nota de repúdio à invasão feita nesta quinta-feira, 10, por estudantes à capela do Campus Somosaguas da Universidade Complutense, localizado na capital espanhola.

Na ocasião, um grupo de 50 jovens, em sua maioria mulheres, rodearam o altar da Igreja e leram um manifesto com afirmações contrárias à Igreja. Ao terminar a leitura do texto, algumas das estudantes ficaram nuas da cintura para cima e entoaram cantos com rimas e slogans agressivos ao Papa à instituição. Diante do ocorrido, a arquidiocese local prestou queixa à Reitoria da Universidade.

capsomo.jpg
Para Arquidiocese de Madri, manifestações dos estudantes são objeto de delito/ Foto: SIC

No texto em resposta às manifestações dos estudantes, a Arquidiocese de Madri descreve os atos como “absolutamente reprováveis”, afirmando “que são objeto de delito e que denigrem, em primeiro lugar, a quem os comete. Conforme a nota, as ações são um atentado a liberdade de culto e “uma profanação de um lugar sagrado, passível de penas canônicas, caso aqueles que tenham cometido tais atos sejam batizados”.

Por fim, a arquidiocese afirma ser “indigno que, em uma sociedade democrática onde se pede o respeito às pessoas, às instituições religiosas e ao direito da celebração pública da fé, na Universidade Complutense – com a qual a Igreja mantém uma estreita e amigável relação colaborativa – alguns jovens possam manchar com esse tipo de comportamento o bom nome e trabalho da comunidade universitária”.

Com informações do Serviço de Informações Católica (SIC) da Conferência Episcopal Espanhola

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas