Gaudium news > Academia de Pesquisa islâmica rompe diálogo com o Vaticano; Padre Lombardi diz que posição da Santa Sé não muda

Academia de Pesquisa islâmica rompe diálogo com o Vaticano; Padre Lombardi diz que posição da Santa Sé não muda

PadreLombardi.jpg
Segundo Padre Lombardi, o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso está recolhendo informações sobre o assunto

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 20-01-2011, Gaudium Press) Em mais uma manifestação de forte desagravo de grupos muçulmanos às declarações do Papa Bento XVI sobre o atentado contra cristãos em uma igreja copta em Alexandria, no Egito, as quais interpretaram uma ingerência do pontífice nos assuntos internos do Egito e um “ataque” ao Islã, a Academia egípcia de Pesquisa Islâmica de Al Azhar congelou o diálogo com o Vaticano.

É o que consta de uma nota divulgada pela Academia, noticiada pela agência italiana ANSA. O comunicado do secretário-geral da Academia, Ali Abdel Dayem, diz que a decisão “insere-se no quadro das declarações contra o islã reafirmada várias vezes por Papa Bento XVI”.

Padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, reagiu logo em seguida observando que a posição da Santa Sé sobre o diálogo inter-religioso com o Islã não se modificou. “O Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso está recolhendo as informações necessárias para uma compreensão adequada da situação”.

Apesar disso, “a linha de abertura e o desejo de diálogo do Pontifício Conselho permanece inalterada”, ressaltou o porta-voz vaticano.

Até agora a Santa Sé se reunia com o comitê para o diálogo com o Vaticano duas vezes por ano para examinar a cooperação com a Academia, que se define como “o maior centro de saber tecnológico do mundo sunita”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas