Gaudium news > Bento XVI pede no Ângelus que mundo se abra aos valores das bem-aventuranças

Bento XVI pede no Ângelus que mundo se abra aos valores das bem-aventuranças

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 31-01-2011, Gaudium Press) “As bem-aventuranças são um novo programa de vida, para libertar-se dos falsos valores do mundo e abrir-se aos verdadeiros bens, presentes e futuros”, disse o Papa Bento XVI neste domingo, antes da recitação mariana do Ângelus, ao refletir sobre o evangelho das oito Bem-aventuranças.

2011-01-30T125027Z_1158813743_GM1E71U1LQF01_RTRMADP_3_POPE.JPG
Papa fez um apelo para que “convirjam as mentes e os corações para concretos projetos de paz”.

Conforme o Santo Padre, as bem-aventuranças não são uma nova ideologia, mas um ensinamento que toca a condição humana, “o fundamento da moralidade do homem novo” e uma “nova dimensão das relações e dos recíprocos comportamentos”. São dons de Deus que falam sobre a história da própria Igreja e a história da santidade cristã, disse. A “Igreja – continuou o Santo Padre – não teme a pobreza, o desprezo e a perseguição em uma sociedade frequentemente atraída pelo bem estar material e pelo poder mundano”.

De acordo com Bento XVI, é preciso que o mundo se abra aos valores representados pelas bem-aventuranças, “uma clara proposta do Senhor para viver em comunhão com Ele e alcançar a autêntica felicidade. Quem acolhe com radicalidade este programa de vida, encontra a força necessária para colaborar na edificação do Reino de Deus e ser instrumento de salvação”.

Pombas pela paz

Ontem, último domingo de janeiro, conhecido como “o mês da paz”, a Ação Católica Italiana da diocese de Roma promoveu uma caravana com o tema “Contamos com a Paz!”. Em torno de cinco mil jovens e crianças estavam presentes na Praça de São Pedro. Com dois deles, o Papa soltou da janela de seu escritório particular duas pombas brancas, simbolizando um pedido de paz.

Esta paz “é o melhor instrumento para construir o nosso futuro”, disse um dos jovens, uma menina, na saudação ao Papa. Em um gesto de solidariedade, os jovens romanos fizeram uma doação às freiras servas da Imaculada Conceição e ao Centro de Crise para crianças em São Petersburgo, na Rússia, para ajudar as crianças e os adolescentes da Sibéria. Na saudação os jovens prometeram também “fazer uma festa” pela beatificação de João Paulo II.

O pontífice manifestou seu desejo de paz recordando também o Dia Internacional de Intercessão pela Paz na Terra Santa. O Papa fez um apelo para que se “convirjam as mentes e os corações para concretos projetos de paz”. Bento XVI dirigiu uma particular saudação ainda aos doentes de Hanseníase, cujo Dia Mundial foi comemorado também ontem.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas