Gaudium news > Em mensagem a Congresso Latinoamericano de Vocações, Papa pede “novo impulso” às vocações

Em mensagem a Congresso Latinoamericano de Vocações, Papa pede “novo impulso” às vocações

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 01-02-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI enviou nesta terça-feira uma mensagem especial aos bispos, sacerdotes, religiosos e leigos reunidos no 2º Congresso Latinoamericano de Vocações, em Cartago, na Costa Rica. Escrito em espanhol, e com data do dia 21 de janeiro, o o texto do Papa destaca a importância do fortalecimento e do caráter missionário da Igreja regional, como preconizado pelo Documento de Aparecida.

congresso_latinoamericano_vocacoes_costa_rica.jpg
Segunda edição do congresso traz como lema: “Mestre, pela tua palavra lançarei as redes

Bento XVI começa sua mensagem recordando os 17 anos desde a realização da primeira edição do congresso, convocado pela própria Santa Sé em colaboração “estreita” com o Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam) e a Confederação Latinoamericana de Religiosos, e faz um paralelo com a edição atual, dizendo que a vocação missioneira do continente relançada naquela ocasião agora encontra um “novo impulso”, à luz da V Conferência Geral do Episcopado Latinoamericano, em Aparecida, no Brasil, e seu consequente Documento Final.

Para o pontífice, neste congresso, cujo lema é “Mestre, pela tua palavra lançarei as redes”, os agentes da Pastoral Vocacional da Igreja na América Latina e Caribe são chamados a fortalecer a pastoral vocacional, “a fim de que os batizados se tornem discípulos e missionários de Cristo nas circunstâncias atuais dessas amadas terras”.

“A grande tarefa da evangelização requer um número cada vez maior de pessoas que respondam generosamente ao chamado de Deus e se entreguem à causa do Evangelho. Uma ação missioneira mais incisiva traz como fruto precioso, junto ao fortalecimento da vida cristã em geral, o aumento das vocações de especial consagração. De alguma maneira, a abundância de vocações é um sinal eloquente de vitalidade eclesial, assim como da forte vivência da fé por parte de todos os membros do Povo de Deus”, escreve o Santo Padre.

O Papa lembra ainda em sua mensagem que o caráter vocacional, missionário, da Igreja está em seu próprio âmago, no próprio sentido etimológico da palavra Igreja (“assembleia convocada” por Deus”). Ele reflete, no entanto, que para que isso seja possível são necessários pastores, sacerdotes e religiosos com uma formação plena e adequada.

“O testemunho pessoal e comunitário de uma vida de amizade e intimidade com Cristo, e de total entrega a Deus, ocupa um lugar privilegiado no trabalho de promoção vocacional. O testemunho fiel da própria vocação é um meio privilegiado para despertar em muitos jovens o desejo de seguir os passos de Cristo”, destaca o Papa na mensagem.

Ao final, Bento XVI diz que a preocupação pelas vocações ocupa um lugar privilegiado em seu coração e suas orações e dá sua benção apostólica a todos os participantes, pedindo a intercessão da Virgem Maria.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas