Gaudium news > Mundo de hoje precisa de um renovado dinamismo apostólico, afirma o Papa

Mundo de hoje precisa de um renovado dinamismo apostólico, afirma o Papa

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 03-02-2011, Gaudium Press) “Em um mundo frequentemente desorientado e na busca de novas razões de vida, a luz de Cristo deve ser levada a todos” disse hoje o Santo Padre aos membros da Comunidade de Emanuel recebidos em audiência privada esta manhã no Vaticano, por ocasião do 20º aniversário da morte de um de seus fundadores, Pierre Goursat.

Segundo o pontífice, o mundo de hoje precisa de um renovado dinamismo apostólico radicado em uma vida alimentada pela Eucaristia. O Papa encorajou os membros da comunidade a guardar “a sede de anunciar a Palavra de Deus” e a tornarem-se “ardentes missionários do Evangelho”. Isto principalmente deve realizar-se através das famílias, dos jovens e dos ambientes intelectuais.

pierremartine.jpg
Pierre Goursat e Martine Laffitte, co-fundadores da Comunidade de Emanuel

O Papa pediu-lhes também para “renovar de dentro da comunidade o dinamismo apostólico das paróquias, desenvolvendo suas orientações espirituais e missionárias” e ajudando as pessoas que voltam para a Igreja a “radicarem a própria fé em uma vida autenticamente teologal, sacramental e eclesial”. Para os países mais necessitados isto pode tornar-se “uma força para a construção de um mundo mais justo e mais fraterno”, avalio Bento XVI.

Ao fim do discurso, o Papa falou sobre a vida comunitária, dizendo que a mesma “não é uma simples solidariedade entre os membros de uma mesma família espiritual”, mas uma vivência que se fundamenta na “relação com Cristo e no empenho comum para servi-lo” e para a sociedade é “um testemundo vivo do amor fraterno que deve animar todas as relações humanas”.

A Comunidade de Emanuel foi fundada em fevereiro de 1972 por dois leigos, Pierre Goursat e Martine Laffitte. Foi reconhecida pela Santa Sé em dezembro de 1992 como uma “associação universal de fiéis”. Em 1998, os estatutos da Comunidade foram aprovados oficialmente pelo Pontifício Conselho para os Leigos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas