Gaudium news > Papa nomeia novo consultor para o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização

Papa nomeia novo consultor para o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 19-05-2010, Gaudium Press) Dom Pascual Chávez Villanueva, salesiano mexicano, reitor-mor dos Salesianos e grande chanceler da Pontifícia Universidade Salesiana, é o único latino-americano entre os consultores nomeados hoje pelo Papa para o recém-criado Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

chavez-rector-salesianos.jpg
Dom Pascual Villanueva é o único latino-americano entre os consultores nomeados hoje pelo Papa

Dom Chávez nasceu em Real de Catorce, San Luis de Potosí, zona minerária no coração do norte do México, no dia 20 de dezembro de 1947. Depois de alguns anos, a família se transferiu a Saltillo (estado de Coahuila) onde Pascual frequentou a escola salesiana “Colegio Mexico”. Aqui nasce a sua vocação e amadurece a intenção de seguir Dom Bosco.

Emite a sua primeira profissão em agosto de 1964 em Coacalco e em agosto de 1970 torna-se salesiano com votos perpétuos em Guadalajara. Recebeu o ministério diaconal em 10 de março de 1973 ainda em Guadalajara em 8 de dezembro do mesmo ano é ordenado sacerdote. Vive os primeiros anos de seu ministério na comunidade dos jovens salesianos em formação de Chapalita (Guadalajara). De 1975 a 1977 estuda em Roma no Instituto Bíblico, onde obtém a Licenciatura em Sagrada Escritura.

Foi diretor do Instituto Teológico de San Pedro Tlaquepaque de 1980 a 1988, onde ensinou Sagrada Escritura. De 1986 a 1989 foi também conselheiro inspetorial da Inspetoria de México – Guadalajara. De 1989 a 1994 trabalho como inspetor da mesma Inspetoria. Em 1995 inicia o doutorado em Teologia Bíblica e reside em Madri-Carabanchel, onde fica até a obtenção do título na Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha.

Como conselheiro regional animou uma região que compreende 14 inspetorias. A região reúne nações da América do Norte, da América Central e do Caribe, e as nações da zona andina da América do Sul (Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia).

Outros consultores

Os demais consultores nomeados hoje pelo pontífice foram: Dom Fernando Ocáriz (Espanha), vigário geral da Prelazia pessoal da Opus Dei; Padre Julián Carrón (Espanha), presidente da Fraternidade de Comunhão e Libertação, conselheiro eclesiástico da Associação Eclesial Memores Domini; P. François-Xavier Dumortier, S.I. (França), Reitor Magnífico da Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma; Padre Pierangelo Sequeri (Itália), vice-diretor e docente ordinário de Teologia Fundamental na Faculdade Teológica da Itália Setentrional; Irmã Sara Butler (Estados Unidos), da Ordem das Missionary Servants of the Most Blessed Trinity, Docente de Teologia Dogmática na Universidade St. Mary of the Lake, Seminário de Mundelein; Irmã Mary Lou Wirtz, F.C.J.M. (Estados Unidos), superiora Geral das Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, presidente da União Internacional das Superioras Gerais. Foram escolhidos ainda os leigos Dra. Chiara Amirante (Itália), fundadora e responsável da Associação “Novos Horizontes”; Kiko Argüello (Espanha), responsável da Equipe Internacional do Caminho Neocatecumenal; e a Profª Lucetta Scaraffia (Itália), docente de História Contemporânea na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade La Sapienza em Roma.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas