Gaudium news > “A Cidade do México está ferida, mas não morta”, afirmou Cardeal Norberto Rivera

“A Cidade do México está ferida, mas não morta”, afirmou Cardeal Norberto Rivera

Cidade do México (Terça-feira, 26-04-2011, Gaudium Press) “Quero fazer-lhes chegar uma mensagem que ajude a renovar nossas vidas, a propósito desta celebração, a mais importante para o discípulos de Jesus Cristo: ‘Celebremos a festa, mas não com fermento velho, o da maldade e da perversidade, mas com os pães pascais da sinceridade e da verdade’ (…) Celebremos a festa da Páscoa, a festa da vida nova, a vida que Jesus Cristo nos veio trazer em abundância”, com estas palavras o arcebispo da Cidade do México e primaz do país, cardeal Norberto Rivera Carrera, deu início a mensagem da celebração da Páscoa.

Norberto Rivera.jpeg
Prelado convidou todos os fiéis a serem transmissores da vida de Deus

Posteriormente, referindo-se aos constantes atos de violência que vem sofrendo a capital mexicana, o purpurado também exortou os fiéis do país, assim como todas as pessoas de boa vontade, à renovação pessoal e familiar, que permitam a justiça e a paz. “A Cidade do México está ferida, mas não morta! Ante esta situação, devemos nos perguntar sobre a responsabilidade que tem cada um dos habitantes desta grande cidade por comunicar o hálito de vida que vem do Senhor Jesus. Com efeito, a celebração da Páscoa é a festa do triunfo sobre o pecado e sobre a morte. Jesus de Nazaré enfrentou este desafio como exemplo para todos e superou morrendo na cruz e ressuscitando com o poder do Espírito Santo”.

Sobre a questão da violência na capital do México, cardeal Rivera disse também que a cultura da violência, que, conforme ele, se manifesta na desintegração da família, na pobreza, na confusão dos jovens e na diferença frente à religião, é, no fundo, uma crise moral. “Para todo cristão que aceita que Jesus Cristo realmente ressuscitou, e para todos os que na sociedade estamos comprometidos com a causa do ser humano, este é um cenário preocupante e que nos exige um compromisso comum e organizado com o intuito de construir a paz”.

Dom Rivera destacou ainda que a paz e a justiça “provêm exclusivamente de Deus”, e que é responsabilidade de todos servir e ajudar aos irmãos. “Tu podes encontrar a Jesus Cristo que te procura, sempre que compartilhar com o necessitado algo que tens (…) Tens que sair para procurar as famílias, os jovens, os pobres. Temos que aprender a dialogar com as diversas culturas ou modos de viver. Urge que favoreçamos a formação de pequenas comunidades de crescimento na fé. Com a força do Espírito Santo devemos voltar a anunciar o Evangelho de Jesus Cristo com palavras e com obras”.

Por fim, o prelado mexicano convidou todos os fiéis a serem transmissores da vida de Deus. “Igreja, minha querida Igreja do México, não te esqueças de que é Família de Deus; organiza-te, cria espaços e ambientes onde todos os teus filhos tão diversos se sintam em casa, amados, respeitados e promovidos. Celebra tua fecundidade e transmite a vida de Deus”.

Com Informação do Sistema Informativo da Arquidiocese do México (Siame).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas