Gaudium news > “Os cristãos devem se empenhar a testemunhar o Cristo Ressuscitado”, diz o Papa na audiência geral

“Os cristãos devem se empenhar a testemunhar o Cristo Ressuscitado”, diz o Papa na audiência geral

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 27-04-2010, Gaudium Press) O dever cotidiano dos cristãos “é fazer renascer no coração do próximo a esperança onde há desespero, a alegria onde há tristeza, a vida onde há morte”, lembrou o Papa Bento XVI, hoje, na Praça São Pedro, na primeira audiência geral depois da Páscoa. Mais de 20 mil pessoas estavam presentes para ouvir as reflexões do Santo Padre pela oitava de Páscoa, dedicadas justamente ao significado da ressurreição de Cristo.

2011-04-27T102525Z_1084003628_GM1E74R1FD001_RTRMADP_3_POPE.JPG
Segundo o Papa, Páscoa traz a novidade de uma passagem profunda de uma vida sujeita à escravidão a uma vida de liberdade

“A celebração litúrgica da morte e ressurreição de Cristo – ressaltou o Papa no início de seu discurso – não é uma simples comemoração deste evento, mas é a sua atualização no mistério, para a vida de todo cristão e de toda a comunidade eclesial, para a nossa vida”.

Falando sobre a ressurreição do Cristo, Bento XVI lembrou os deveres dos cristãos para o mundo no qual vivem. Devemos “fazer morrer em nós o desejo insaciável de bens materiais, o egoísmo, raiz de todo o pecado”. Porque “a fé no Cristo Ressuscitado transforma a existência”, que “não é mais submetida à fugacidade do tempo”, mas “transforma o nosso caminho de todos os dias e abre um futuro qualitativamente diferente e novo para a inteira humanidade”.

Segundo o Papa, este é o caminho “não somente para transformar nós mesmos, mas para transformar o mundo, para dar à cidade terrena um rosto novo que favoreça o desenvolvimento do homem e da sociedade segundo a lógica da solidariedade, da bondade, no profundo respeito da dignidade própria de cada um”.

“A Páscoa, portanto, traz a novidade de uma passagem profunda e total de uma vida sujeita à escravidão do pecado a uma vida de liberdade, animada pelo amor, força que abate todas as barreiras e constrói uma nova harmonia no próprio coração e na relação com os outros e com as coisas”, concluiu o Papa.

Bento XVI tradicionalmente passa a semana do domingo de Páscoa na residência estiva de Castel Gandolfo, nos arredores de Roma, onde descansa após o intenso ritmo das cerimônias do Tríduo Pascal no Vaticano. Hoje pela manhã, o pontífice chegou de helicóptero ao Vaticano para a audiência geral na Praça de São Pedro.

O Papa volta para o Vaticano no sábado à noite para participar, em vídeo, da vigília de oração no Circo Máximo que irá preceder a cerimônia de beatificação de Papa João Paulo II.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas