Gaudium news > Poloneses assistiram, pela última vez, tradicional missa de quinta-feira nas Grutas vaticanas

Poloneses assistiram, pela última vez, tradicional missa de quinta-feira nas Grutas vaticanas

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 28-04-2010, Gaudium Press) Pela última vez nas Grutas vaticanas, e na presença numerosa de compatriotas do Papa Wojtyla, foi celebrada para os poloneses a tradicional missa de quinta-feira junto ao túmulo de João Paulo II.

A missa foi presidida pelo Cardeal Kazimierz Nycz, primaz da Polônia, e concelebrada por Dom Zygmunt Zimowski, arcebisbo polonês presidente do Pontifício Conselho para os Operadores da Saúde, além de numerosos sacerdotes poloneses, estudantes e funcionários do Vaticano.

Os peregrinos puderam pela última vez venerar nas Grutas Vaticanas o túmulo que por seis anos guardou o caixão com o corpo do próximo beato. Hoje, como se faz há seis anos, às 7h da manhã os poloneses se encontraram no altar das Grutas perto do túmulo de João Paulo II para uma missa. Em sua homilia, o Cardeal Nycz exortou os cristãos a serem testemunhas da ressurreição, como foi o Papa polonês.

As Grutas vaticanas estarão fechadas para o público a partir de hoje à tarde até quarta-feira da próxima semana. O caixão com os restos mortais do novo beato será transferido; ele será exposto para o público diante da Confissão dentro da Basílica Vaticana, para veneração depois da cerimônia de beatificação com o Papa na Praça de São Pedro, domingo, 1° de maio. O primeiro a rezar diante dos restos mortais do novo beato será justamente seu sucessor, Bento XVI.

Segundo a tradição, o corpo de um beato pontifício é transferido das Grutas vaticanas para um espaço na Basílica Vaticana. Para João Paulo II, foi reservada a Capela de São Sebastião. Assim, a tradição das missas de quinta-feira nas Grutas para os poloneses, iniciativa de Dom Konrad Krajewski, um dos cerimoniários pontifícios, terá continuidade. Mas agora, em um novo lugar.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas