Gaudium news > Espanha celebrará jornada missionária para destacar as vocações em territórios de missão

Espanha celebrará jornada missionária para destacar as vocações em territórios de missão

Madri (Quinta-feira, 28-04-2011, Gaudium Press) “Vocações nativas… chamadas à missão” é o lema para a próxima “Jornada Missionária de Vocações Nativas” que se realizará na Espanha no próximo dia 8 de maio. A iniciativa, promovida anualmente pela Obra Pontifícia San Pedro Apóstol, tem como fim fazer presente aos fiéis cristãos que, nos territórios de missão, “Deus suscita numerosas vocações ao sacerdócio e à vida consagrada”, como informa a Conferência Episcopal Espanhola (CEE) em uma nota.

A jornada também busca recordar que é de fato nesses lugares de missão onde estão surgindo mais vocações, e que estas, igualmente, estão a serviço da Igreja universal. “Depois do período de formação, estas pessoas servirão à Igreja particular que lhes ajudou a amadurecer como discípulos do Mesrtre, mas também estarão disponíveis para ir a qualquer parte do mundo, onde forem enviados pela Igreja”, continua a nota.

De forma concreta, esta jornada igualmente anima a obtenção de fundos econômicos que permitam o apoio e formação das vocações, por meio do financiamento das “Bolsas de Estudo Missionárias”, e fomenta a oração “para que sigam suscitando vocações nestes lugares missionários”. Além disso, a iniciativa busca intensificar a ajuda em favor de sacerdotes idosos e enfermos que se encontram nos territórios em missão.

Este ano, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em Madri, em agosto, a jornada será um convite para que os jovens, com inquietude vocacional, abram seu coração a Deus e escutem seu chamado. Este convite está refletido no cartaz para 2011: “Um grupo de jovens, originários dos cinco continentes, segura a Cruz dos jovens. Seus olhares – para a Cruz e a quem contempla o cartaz – são um convite a “não ter medo” nem da Cruz nem do Redentor (…) Muitos destes jovens, procedentes dos territórios de missão, participarão da próxima JMJ”, expõe a CEE sobre a campanha para este ano.

O cartaz também mostra vários sacerdotes nativos celebrando a Eucaristia; eles, diz a CEE, “são a expressão destas vocações que o Senhor suscita nos territórios de missão para a Evangelização de seus conterrâneos”.

A Jornada pelas Vocações Nativas vêm sendo celebradas na Espanha desde 1949, sendo o primeiro país a organizar, de forma ininterrupta, uma jornada em favor do trabalho da Obra Pontifícia San Pedro Apóstol. Desde então, a iniciativa tem sido um chamado de atenção sobre o valor e a importância das vocações ao sacerdócio e à vida consagrada em territórios de missão, as quais, na maioria dos casos, precisa de apoio, espiritual e econômico, para sua formação.

A Obra Pontifícia San Pedro Apóstol é uma instituição da Igreja fundada com o propósito de sensibilizar o povo cristão sobre a necessidade de formar o clero local das Igrejas de Missão. Esta obra contou com o impulso missionário de Juana Brigard, que junto com sua mãe colocou as bases para a fundação desta instituição na França.

Na Espanha, a Obra foi promovida pelo sacerdote José Pío Gurruchaga, que tinha grade interesse no movimento missionário. A Santa Sé, em maio de 1922, lhe deu caráter universal instituindo-a como Obra Pontifícia.

Texto original de Sonia Trujillo / GP

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas