Gaudium news > Já em Castel Gandolfo, Bento XVI recita o primeiro Regina Coeli deste tempo pascal

Já em Castel Gandolfo, Bento XVI recita o primeiro Regina Coeli deste tempo pascal

Castel Gandolfo (Segunda-feira, 24-04-2011, Gaudium Press) Na tarde de hoje, o Papa Bento XVI, que já se encontra na residência estiva de Castel Gandolfo para seu habitual período de descanso após a intensa maratona de celebrações da Semana Santa, recitou a primeira oração mariana do Regina Caeli deste período pascal. A oração do Regina Coeli substitui o Ângelus durante a Páscoa.

O Papa dirigiu-se a fiéis e peregrinos reunidos no pátio do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, aonde o pontífice se dirigiu ainda na tarde de ontem. A cerimônia foi transmitida ao vivo, por telões, para a Praça de São Pedro.

2011-04-25T115331Z_1438555324_GM1E74P1JEC01_RTRMADP_3_POPE.JPG
No discurso antes da recitação mariana, o Papa lembrou que a Ressurreição do Senhor simboliza a renovação da condição humana

No discurso antes da recitação mariana, o Papa lembrou que a Ressurreição do Senhor simboliza a renovação da condição humana. “Cristo venceu a morte, causada pelo nosso pecado, e nos leva para a vida imortal. De tal acontecimento permeia a inteira vida da Igreja e a própria existência dos cristãos”, disse, ressaltando que no próprio discurso missionário do dia (Atos dos Apóstolos), Segunda-feira do Anjo, esse elemento está presente.

Segundo Bento XVI, uma das características da fé na Ressurreição é a saudação entre os cristãos no tempo pasqual, inspirada pelo antigo hino litúrgico que diz ‘Cristo ressuscitou! Cristo verdadeiramente ressuscitou!”.

Trata-se, diz o Papa, de uma profissão de fé e um “empenho de vida, exatamente como aconteceu com as mulheres descritas no evangelho de São Mateus: ‘E eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: ‘Saudações a vós!’. E elas se aproximaram, o abraçaram os pés e o adoraram. Então Jesus lhes disse: ‘Não temais; ides anunciar aos meus irmãos para que partam à Galileia; lá me verão (28,9)'”.

O pontífice questiona então de que modo é possível encontrar o Senhor e tornar-se cada vez mais autêntica testemunha sua. Bento XVI responde, citando São Máximo de Turim, dizendo que é preciso “aprender a dirigir constantemente o olhar da mente e do coração em direção à altura de Deus, onde está o Cristo ressuscitado. Na oração, na adoração, portanto, Deus encontra o homem”, diz o Papa. “Somente se sabermos dirigir-nos a Deus, rezar-Lhe, nós podemos descobrir o significado mais profundo da nossa vida, e o caminho cotidiano será iluminado pela luz do Ressuscitado”.

Bento XVI também recordou em sua fala antes da oração mariana que a Igreja celebra hoje o evangelista São Marcos, “sábio anunciador do Verbo e escritor das doutrinas de Cristo” e também padroeiro da cidade de Veneza, aonde, “agradando a Deus, irei em visita pastoral nos dias 7 e 8 de maio próximos”.

O Papa encerrou seu discurso invocando as graças da Virgem Maria, afim de que ajude todos a realizar “fielmente e na alegria e amissão que o Senhor ressuscitado nos confia”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas