Gaudium news > Papa Bento XVI completa hoje seis anos de pontificado

Papa Bento XVI completa hoje seis anos de pontificado

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 19-04-2011, Gaudium Press) Foi em uma também terça-feira, no dia 19 de abril de 2005, que a fumaça branca por fim dissipou-se acima da Capela Sistina indicando um novo sucessor de Pedro. Era o segundo dia do conclave, a quarta rodada de votação, duas semanas após o falecimento de João Paulo II e o cardeal alemão Joseph Ratzinger era o eleito. A Praça de São Pedro, Roma e o mundo (“urbi et orbe”) testemunhavam o primeiro “habemus papam” do terceiro milênio e do século 21.

Posse papa_bento.jpg
Minutos depois dos cardeais terem eleito o novo papa,
Ratzinger se apresentou diante dos fiéis, na sacada da basílica

Poucos minutos depois de os 115 cardeais terem eleito o novo papa, Ratzinger se apresentou diante dos fiéis, na sacada da basílica, como um “humilde trabalhador das vinhas do Senhor” e disse que adotou o nome em homenagem ao papa Bento XV, “um valente profeta da paz”.

Nesta terça-feira, Joseph Ratzinger, o 264º Papa da História, completa seis anos como Papa Bento XVI. Diferentemente do ano passado, quando a celebração ocorreu em uma atmosfera soturna de acusações, ataques e notícias sobre abusos no clero, neste ano o aniversário pontifício ocorre em plena Semana Santa. A Igreja recorda e festeja hoje os seis anos do pontificado de Bento XVI no mesmo momento em que e prepara para celebrar a Ressurreição de Jesus.

Entre os primeiros a enviar esta manhã as felicitações ao Papa esteve o presidente italiano, Giorgio Napolitano, que em uma mensagem agradece, entre outras coisas, o Papa pelas palavras dirigidas aos italianos durante as celebrações dos 150 anos de unidade da Itália.

Eleição e conquistas

Bento XVI é o segundo alemão no papado depois de Adriano VI, de Utrecht (1522-1523). O lema do pontificado de Bento XVI é “Cooperatores Veritatis” (colaboradores da verdade). O brasão, o mesmo episcopal e cardinalício, tem a forma de cálice contendo no seu interior, ocupando uma posição central, uma concha de ouro que, entre outros simbolismos, está a representar os peregrinos, à esquerda, uma cabeça de mouro, símbolo da diocese de Frisinga e da universalidade da Igreja, e à direita um urso que representa a lenda de São Corbiniano, primeiro bispo da cidade.

Nesses seis anos de pontificado, Bento XVI realizou 18 viagens fora de Itália, proclamou 34 novos santos, publicou três encíclicas, dois livros escritos e deu uma extensa entrevista a um jornalista alemão – o livro “Luz do Mundo”.

Nestes últimos doze meses particularmente, do último aniversário de seu papado para cá, Bento XVI foi protagonista e artífice de acontecimentos e momentos importantes para a Igreja: o pontífice esteve em Portugal (Lisboa, Fátima e Porto), além de Santiago de Compostela e Chipre.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas