Gaudium news > Cardeal Marc Ouellet celebra missa de abertura da 33ª Assembleia Ordinária do Celam

Cardeal Marc Ouellet celebra missa de abertura da 33ª Assembleia Ordinária do Celam

Cardeal Ouellet.JPG
Cardeal animou os sacerdotes, bispos e cardeais a entregarem-se “com entusiasmo à Missão Continental”/ Foto: Conferência Episcopal Uruguaia

Montevidéu (Terça-feira, 17-05-2011, Gaudium Press) Convidado especialmente para a ocasião, o prefeito da Congregação para os bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, cardeal Marc Ouellet, presidiu ontem, na Catedral Metropolitana de Montevidéu, no Uruguai, a missa de abertura da 33ª Assembleia Ordinária do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam).

Durante sua homilia, o cardeal pediu, primeiramente, que Deus iluminasse as mentes de todos neste dias de reflexão e acompanhasse os trabalhos, assim com o processo de eleição da nove presidência do Conselho Episcopal.

Posteriormente, o purpurado falou a respeito do tema de reflexão do evento: a realidade da América Latina. Sobre isso, cardeal Ouellet afirmou que é uma ilusão pretender compreendê-la sem uma visão que tenha como ponto essencial “a verdade contida no Evangelho”. Neste sentido, o purpurado animou os sacerdotes, bispos e cardeais presentes a entregarem-se “com entusiasmo à Missão Continental”.

O evento, que segue até a próxima sexta-feira, 20, reúne a presidência e os diretores do organismo eclesial, assim como os presidentes e delegados das 22 Conferências Episcopais da América Latina e Caribe, com o intuito de gerar reflexões sobre a realidade do continente, debater a Missão Continental em cada um dos países que compõem o Celam e eleger a próxima direção e presidência do Conselho Episcopal para o próximo quadriênio, assim como definir algumas diretrizes para o Plano Global que serão colocadas em prática pela nova presidência e diretoria.

Estão presentes na Assembleia, além do arcebispo de Aparecida, presidente da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil (CNBB) e presidente do Celam, Cardeal Raymundo Damasceno Assis; e o brasileiro cardeal Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de Salvador, , entre outros.

Com informações do Comitê de Comunicação e Imprensa da Assembleia Ordinária do Celam.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas