Gaudium news > Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) tem novo presidente

Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) tem novo presidente

Montevidéu (Quinta-feira, 19-05-2011, Gaudium Press) O Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) tem novo presidente. O arcebispo de Ttanepantla e presidente da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), Dom Carlos Aguiar Retes, foi eleito para o cargo nesta quarta-feira, 18, durante mais um dia de atividades da 33ª Assembleia Geral do Celam, que acontece em Montevidéu desde segunda-feira, 16.

Dom Carlos assume o cargo deixado pelo arcebispo de Aparecida, São Paulo e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis.

Dados biográficos

146_CAguiarRetes1.jpg
Dom Retes já foi secretário geral do Celam por dois mandatos

Dom Carlos Aguiar Retes nasceu em 9 de janeiro de 1950, em Tepic, no estado de Nayarit, no México. Foi ordenado sacerdote em 22 de abril de 1973, em sua cidade natal, sendo, posteriormente, enviado a Roma para estudar no Pontifício Instituto Bíblico, onde licenciou-se em Sagrada Escritura.

De volta a seu país e sua terra natal, Dom Retes trabalhou como reitor do Seminário de Tepic, e atuou como presidente da Organização de Seminários Mexicanos (Osmex). Em 1991, regressou a Roma, para iniciar seu doutorado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana com a tese “A crítica dos profetas ao jejum”. Em 1996, obteve o título.

Novamente no México, em 1997, Dom Retes é ordenado bispo e nomeado para a diocese de Texcoco. Sua experiência com o Celam vem desde 2000, quando foi nomeado secretário geral do organismo, sendo reeleito quatro anos depois. Em 2007, é eleito presidente da CEM. Em 2008, é nomeado pelo Papa arcebispo de Ttanepantla, no México.

Novos vice-presidentes do Celam

Foram eleitos também durante a 33ª Assembleia Geral o primeiro e segundo vice-presidente do Celam. São eles, respectivamente, o atual presidente da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), Dom Rubén Salazar Gómez, e o arcebispo eleito de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Dom Dimas Lara Barbosa.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas