Gaudium news > Educar os jovens à justiça e à paz é o tema da próxima Jornada Mundial da Paz

Educar os jovens à justiça e à paz é o tema da próxima Jornada Mundial da Paz

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 19-05-2010, Gaudium Press) O próximo tema da Jornada Mundial da Paz, celebrada mundialmente no dia 1° de janeiro, será “Educar os jovens à justiça e à paz”, informou hoje a Santa Sé. Com isso, o Papa pretende responder a uma questão urgente e moderna “do escutar e do valorizar as novas gerações a uma ordem social justa e pacífica”, divulgou o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.

papa e a pomba.jpeg
Segundo Bento XVI, os jovens são chamados pela Igreja para construiu um “mundo novo”

Para Bento XVI, os jovens são chamados pela Igreja para construiu um “mundo novo”. “Os responsáveis pela coisa pública – afirma o comunicado – são chamados a trabalhar para que instituições, leis e ambientes de vida sejam permeados pelo humanismo transcendente que ofereça às novas gerações oportunidades de plena realização e trabalho, para construir a civilização do amor fraterno coerente com as mais profundas exigências de verdade, de liberdade, de amor e de justiça do homem”.

O tema se insere no que foi chamado por João Paulo II de a “pedagogia da paz”, que convida os jovens a serem operadores da paz e da justiça em um mundo complexo e globalizado.

O tema da próxima jornada, de 2012, a 45ª Jornada Mundial da Paz, será também o tema da Mensagem do Santo Padre para esta ocasião. Os temas das Jornadas passadas do pontificado de Bento XVI foram: “Na verdade, a paz” (2006); “Pessoa humana, coração da paz” (2007); “Família humana, comunidade de paz” (2008); “Combater a pobreza, construir a paz” (2009); “Se quiseres cultivar a paz, cuida da criação” (2010); e “Liberdade religiosa, caminho para a paz” (2011).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas