Gaudium news > Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes faz apelo pelo fim da pirataria

Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes faz apelo pelo fim da pirataria

Community Iduwini.jpg
Dicastério fez também apelo para que piratas ponham fim a suas ações criminosas

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 26-05-2010, Gaudium Press) Em resposta às recentes notícias e às últimas estatísticas da IMB Piracy Reporting Centre (centro de pesquisas de pirataria do Birô Marítimo Internacional), o Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes emitiu uma declaração hoje, “Pirataria e Marítimos: um drama humano”, na qual faz um apelo aos governos e às organizações internacionais para que encontrem soluções para o fenômeno da pirataria, e aos piratas para que cessem suas ações.

O problema da pirataria tornou-se um fenômeno e um drama. Em 2010, segundo esses dados, alcançou o seu máximo histórico chegando a 455 ataques, 53 naves sequestradas e 1.181 marítimos capturados. O problema continua a crescer agora. Até agora foram denunciados 214 novos episódios, com 26 naves e 522 marítimos ainda reféns dos piratas.

Aos governos e às organizações internacionais o dicastério pediu o empenho para que se encontre soluções ao fenômeno da pirataria “considerando que se deve agir sobre as raízes profundas do fenômeno, como por exemplo a desigualdade na distribuição de bens entre os países e a exploração dos recursos naturais”. Aos armadores, foi pedida a garantia da assistência imediata às famílias dos sequestrados e a toda comunidade cristã para ajudá-los com a oração. Enquanto, para os piratas, o Pontifício Conselho fez um forte um apelo para que que ponham fim a essas ações criminosas e “que tomem consciência do grande drama que provocam aos marítimos e a seus familiares”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas