Gaudium news > Igrejas da América Latina celebraram Páscoa reunindo multidões nas Catedrais primadas

Igrejas da América Latina celebraram Páscoa reunindo multidões nas Catedrais primadas

São Paulo (Segunda-feira, 25-04-2011, Gaudium Press) O domingo de Páscoa foi vivido de diferentes formas nas principais arquidioceses de países latino-americanos, mas sempre reunindo centenas de fiéis nas catedrais. No Peru, por exemplo, o arcebispo de Lima e primaz do Peru, cardeal Juan Luis Cipriano Thorne, celebrou a missa de Páscoa na Basílica Catedral a uma multidão de fiéis que incluiu o presidente do país, Alan García.

Em sua homilia, o purpurado fez um chamado aos presentes para que “levantassem o olhar às coisas do céu para ver as coisas grandes que Deus têm preparadas aos homens que Lhe são fiéis”. O cardeal disse ainda que a Páscoa do Senhor deve ser origem e meta da vida do cristão, “pois graças ao seu testemunho salvífico, se torna patente aos homens que a razão é mais forte que a irracionalidade”.

Dom Ricardo Ezatti.jpg
Dom Ezzati presidiu a cerimônia na Catedral de Santiago ao meio-dia

O arcebispo agradeceu a presença na cerimônia do presidente García e seu trabalho à frente do país e abençoou e desejou boa sorte aos dois candidatos que se enfrentarão no segundo turno das eleições presidencial peruanas, em junho. A candidata Keiko Fujimori também estava presente à missa.

Visita a crianças

No Chile, o arcebispo de Santiago Dom Ricardo Ezzati presidiu a cerimônia na Catedral da capital chilena ao meio-dia. Centenas de fiéis, especialmente famílias, muitas delas portando ovos de chocolate, lotaram a catedral localizada no centro de Santiago. A cerimônia teve cânticos de jovens seminaristas.

“Feliz Páscoa da Ressurreição! Que o Senhor Ressuscitado preencha a vida e o coração de cada um de vocês abundantemente, com sua paz, seu consolo, sua alegria”, disse o arcebispo na homilia, classificando, da mesma forma que o Papa o fez, a ressurreição do Senhor como “o maior acontecimento da História”.

Segundo o prelado, “se Cristo não tivesse ressuscitado, nos recorda São Paulo, nossa fé estaria vazia de conteúdo. Somos cristãos porque temos a graça de encontrarmos com o Senhor ressuscitado”. O arcebispo pediu aos fiéis que se transformem em testemunhas e anunciadores da ressurreição de Jesus Cristo no mundo.

Antes da missa de Páscoa, o prelado visitou crianças doentes no Hospital Roberto del Río, na comuna de Independencia, levando aos pequenos palavras de esperança e fé. O arcebispo esteve com crianças e seus familiares idas seções de oncologia, UTI, entre outras e entregou-lhes a Bíblia da criança. A visita foi acompanhada por cantos de um grupo de estudantes e por integrantes da Cáritas Chile.

Buenos Aires

Em Buenos Aires, o cardeal arcebispo e primaz do país, Jorge Mario Bergoglio, também presidiu a Missa de Páscoa a uma enorme multidão na Catedral metropolitana. No mesmo local, no sábado, o purpurado conduziu a solene Vigília Pasqual.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas