São Paulo – SP (Sexta-feira, 27-12-2019, Gaudium Press) “Que todos possam experimentar o amor de Deus, manifestado de forma tão admirável com o nascimento de Jesus, o Filho de Deus nascido da Virgem Maria”, afirmou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, na celebração da Solenidade do Natal do Senhor, na quarta-feira, 25.
A Catedral da Sé, localizada no centro da capital paulista, ficou repleta de fiéis para a Missa da Noite do Natal, a tradicional Missa do Galo, celebrada à meia-noite, quando foi anunciado o nascimento de Jesus por meio de um canto Kalendas, conhecido canto da liturgia natalina que diz:
“Jesus Cristo, Deus Eterno e Filho do Eterno Pai, querendo santificar o mundo com a sua vinda, foi concebido por obra do Espírito Santo e se fez homem; transcorridos nove meses nasceu da Virgem Maria em Belém de Judá.
Eis o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo a natureza humana. Venham, adoremos o Salvador. Ele é o Emanuel, Deus Conosco”.
“O grande acontecimento, o sublime mistério da fé”
Na homilia, Dom Odilo sublinhou que o Natal não é a celebração do “aniversário de Jesus”, mas o nascimento de Jesus, “o grande acontecimento, o sublime mistério da fé”.
O Arcebispo explicou aos presentes que a solenidade do Natal é rica de significados e os textos da liturgia traduzem essa riqueza com expressões de beleza que explicitam o mistério celebrado, com, por exemplo, a oração da coleta, que diz:
“Dai-nos participar da divindade do vosso Filho, que se dignou a assumir a nossa humanidade”.
O Cardeal Scherer destacou que “Este é o fruto do Natal para nós: mediante o mistério da encarnação, o Filho de Deus assumiu a nossa pobre humanidade para nos enriquecer com a sua divindade”.
A luz de Deus brilha para o mundo inteiro
O Cardeal enfatizou também que, com o nascimento de Jesus Cristo, a luz de Deus brilha para o mundo inteiro: “Sem essa luz, o mundo continuaria nas trevas da angústia e do erro. Deus é luz e quem se aproxima de Jesus, aproxima-se da luz de Deus! “.
E Dom Odilo continuou afirmando com ênfase:
“O que se passou no nascimento de Jesus é imensamente grandioso, belo e fascinante, já nos enchendo de alegria e paz. Imaginemos, então, quanto maior será a alegria de contemplar o mistério de Deus face a face! Pois é isso mesmo que o Natal nos promete e nós cremos e esperamos! Deus quer saciar nossa fome e sede de perfeição, beleza e paz”.
Encontro de Deus com o ser humano e do ser humano com Deus
Caminhando para o encerramento de sua homilia, Dom Odilo enfatizou que o mistério da encarnação e do nascimento do Filho de Deus realiza o encontro de Deus com o ser humano e o do ser humano com Deus.
“Na pessoa de Jesus, Deus acolhe o homem e o salva. De fato, a salvação é isto: Deus une a si o homem e concede, de maneira plena, tudo aquilo que o homem deseja e busca”, afirmou, para logo concluir:
“O mistério do Natal revela de maneira luminosa a dignidade do homem e o que Deus pensou para ele, ao lhe dar a existência: fazê-lo participar de sua glória e de sua felicidade. Isso não é maravilhoso?!”. (JSG)
(Da Redação Gaudium Press, com Fernando Geronazzo, site da Arquidiocese de São Paulo)
Deixe seu comentário