Dom Francisco Cota de Oliveira é nomeado Bispo de Itabira-Coronel Fabriciano (MG)
Nomeação feita pelo Papa encerra o período de vacância da Diocese mineira, que estava sem Bispo titular desde janeiro.
Redação (13/10/2026 12:15, Gaudium Press) O Papa Leão XIV nomeou o atual Bispo de Sete Lagoas (MG), Dom Francisco Cota de Oliveira, como Bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, em Minas Gerais. Esta última Diocese estava vacante desde o dia 8 de janeiro, quando o então Bispo, Dom Marco Aurélio Gubiotti, foi nomeado Arcebispo de Juiz de Fora (MG).
Mensagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma mensagem ao prelado manifestando sua alegria pela nomeação do sétimo Bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano e desejando “que essa nova etapa de seu ministério episcopal seja repleta de graças e que, como entoa o salmista, o Senhor desça sobre sua vida e lhe conceda a graça em favor do anúncio do Evangelho”.
“Que essa sua nova missão junto a essa porção do povo de Deus seja a reafirmação do seu sim como o de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Diocese de Sete Lagoas (MG), e que seu ministério seja expressão da graça divina, atraindo e convertendo o coração dos fiéis para o Reino de Deus”, diz a mensagem assinada por Dom Jaime Cardeal Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e Presidente da CNBB.
Mensagem da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano
A Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano também divulgou uma mensagem em seu site ressaltando que a nomeação de Dom Francisco foi acolhida “com alegria e espírito de comunhão eclesial”. “A chegada do novo pastor representa um momento de alegria e esperança para toda a Igreja Particular, que, em suas três regiões pastorais, segue comprometida com o anúncio do Evangelho, a vivência da Fé e o serviço ao povo de Deus.”
Destacando que “sua experiência pastoral, marcada pelo serviço à Igreja em diferentes realidades, vem somar-se à caminhada evangelizadora de nossas comunidades”, a Diocese mineira compartilhou seu desejo de “que Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira da Diocese, interceda para que seu ministério episcopal entre nós seja fecundo, marcado pela proximidade, pela escuta, pela comunhão e pelo anúncio de Jesus Cristo”.
Breve perfil biográfico de Dom Francisco Cota de Oliveira
Nascido na cidade mineira de Onça do Pitangui no dia 5 de agosto de 1969, Francisco Cota de Oliveira cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte (1992-1994) e Teologia no Instituto Dom João Rezende Costa (1995-1998). Foi professor de Filosofia e Sociologia na escola estadual de Azurita, município de Mateus Leme (MG). Também fez estágio pastoral na paróquia São Joaquim, em São Joaquim de Bicas (MG); na Pastoral Vocacional Diocesana; na Comunidade São José de Serra Azul, município de Mateus Leme; e na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Itaúna (MG).
Foi ordenado sacerdote no dia 1º de agosto de 1999. Em seus 18 anos de sacerdócio, trabalhou em três Paróquias da Diocese de Divinópolis. Além dos trabalhos paroquiais, o Bispo sempre colaborou em outras atividades em favor da Diocese, pastorais e movimentos. Foi coordenador diocesano da Pastoral da Juventude. Foi professor de Iniciação Doutrinária (Catecismo da Igreja Católica) no Seminário Propedêutico da Diocese e de Iniciação à Lógica, no Curso de Filosofia da Diocese. É Promotor de Justiça na Causa pela Beatificação do Servo de Deus Padre Libério. Foi assessor Diocesano do Movimento de Cursilhos de Cristandade e diretor espiritual Diocesano do ECC 3ª Etapa. Foi vigário forâneo por três mandatos e também membro do Conselho Econômico Diocesano como ecônomo adjunto.
No dia 7 de junho de 2017, foi nomeado Bispo titular de Fiorentino e Auxiliar de Curitiba. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 26 de agosto desse mesmo ano. Dom Francisco é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No dia 10 de junho de 2020, foi nomeado pelo Papa Francisco o sexto Bispo da Diocese de Sete Lagoas (MG), sucedendo Dom Aloísio Vitral, agora emérito. (EPC)







Deixe seu comentário