Filipinos celebram os 400 anos da chegada de Nossa Senhora da Paz e da Boa Viagem ao país
Festividades refizeram a jornada histórica da imagem vinda do México e trouxeram forte apelo do clero contra o individualismo e a desunião.
Antipolo – Filipinas (29/06/2026 13:30, Gaudium Press) O Bispo de Antipolo, Dom Ruperto Santos, presidiu as celebrações solenes por ocasião dos 400 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora da Paz e da Boa Viagem às Filipinas. A programação festiva contou com uma procissão fluvial na Laguna de Bay, refazendo a jornada histórica da venerada imagem mariana, que chegou ao país vinda do México em 18 de junho de 1626.
Em sua homilia, o prelado afirmou que Nossa Senhora continua sendo um modelo poderoso para os filipinos, especialmente em um momento em que a divisão e o interesse próprio continuam a desafiar a sociedade. “Vemos uma falta de união hoje. E quem nos une é uma mãe. É por isso que devemos invocar, aproximar-nos e confiar em nossa Mãe Santíssima para que nós, filipinos, possamos nos unir novamente”, destacou.
Mãe do povo filipino e a ligação histórica com José Rizal
Dom Santos ressaltou ainda que esta celebração busca aprofundar a devoção a Nossa Senhora de Antipolo, considerada por muitos devotos como a ‘Mãe do povo filipino’. “Fazemos isso para mostrar quem é a nossa Mãe. Apresentamo-la, honramo-la e orgulhamo-nos dela. Ela é Nossa Senhora de Antipolo, a Mãe do povo filipino”, ressaltou, convidando os devotos a também participarem do jubileu pelo centenário da coroação canônica da imagem.
Também foi destacada a ligação de entre Nossa Senhora de Antipolo e o herói nacional das Filipinas, José Rizal, que aos sete anos de idade viajou em peregrinação junto de seus pais até Antipolo para cumprir a promessa de sua mãe, Teodora, em gratidão à Virgem Maria após um parto difícil. “O que nosso herói nacional fez foi lindo. Ele foi a Antipolo. Deu graças. Reconheceu a bondade de Deus. E mostrou que a bondade existe em todas as pessoas”, disse.
Redescoberta de valores e homenagem aos migrantes
Segundo o Bispo de Antipolo, as Filipinas precisam redescobrir os valores exemplificados tanto por Rizal quanto por Nossa Senhora, especialmente em meio às crescentes divisões sociais e atitudes egocêntricas. Ele exortou os filipinos a colocarem Deus acima dos interesses e confortos pessoais, a viverem vidas marcadas pela santidade e bondade, e a imitarem a obediência de Maria à vontade de Deus.
Ainda como parte das celebrações festivas, o santuário mariano lançou selos comemorativos que marcam a viagem da venerada imagem de Nossa Senhora da Paz e da Boa Viagem até as Filipinas atravessando o Pacífico a bordo de um galeão vindo do México. “Estes selos servem como um lembrete para os migrantes filipinos de que eles têm uma Mãe espiritual que os acompanha, protege e apoia onde quer que estejam”, concluiu. (EPC)





Deixe seu comentário