“Fátima é umponto de partida para espalhar a paz e a esperança pelo mundo”, afirma Patriarca de Lisboa
Diante de uma multidão de 180 mil devotos reunidos no Recinto de Oração para a Santa Missa Internacional, Dom Rui Valério, exortou aos peregrinos para que assumam o papel de missionários no quotidiano.
Fátima – Portugal (15/05/2026 15:16, Gaudium Press) A primeira grande Peregrinação Internacional Aniversária de 2026 levou cerca de 430 mil peregrinos de todos os continentes ao Santuário de Fátima, em Portugal. Durante as celebrações festivas de 13 de maio, a mensagem central foi clara: “Fátima não é um destino final, mas sim um ponto de partida para espalhar a paz e a esperança pelo mundo”.
Assumir o papel de Missionário em nosso quotidiano
Diante de uma multidão de 180 mil devotos reunidos no Recinto de Oração para a Santa Missa Internacional, o Patriarca de Lisboa e presidente da celebração, Dom Rui Valério, exortou aos peregrinos para que assumam o papel de missionários no quotidiano. “Não basta admirar Fátima. É preciso viver Fátima. Não basta acender uma vela. É preciso tornar-se luz”, destacou o prelado.
O Patriarca sublinhou que a vivência espiritual da Cova da Iria deve refletir-se nas famílias, no trabalho e nas escolas. Ele também afirmou que a paz mundial depende de uma mudança interior e pessoal. Em seguida, recordou dos Pastorinhos de Fátima como “uma pequena chama pode iluminar o mundo inteiro” e destacou a fraternidade como o caminho para a paz, lembrando que no Santuário “ninguém é estrangeiro”.
Mensagem especial aos doentes e pedido por um mundo mais justo e humano
No momento da Adoração Eucarística, a Irmã Inês Vasconcelos, da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, apresentou uma mensagem especial de alento aos doentes, tanto aos presentes como aos que acompanhavam de casa. Evocando as figuras dos Santos Pastorinhos e os escritos da Irmã Lúcia, exortou aos fiéis para que transformem a fragilidade e o sofrimento em momentos de união com Jesus e de oração pela paz.
No encerramento, o Bispo de Leiria-Fátima, Dom José Ornelas, reforçou o apelo à fraternidade universal, pedindo um mundo mais justo e humano. “Que o Coração de Maria transforme o nosso coração. Com Ela e como Ela levemos às nossas casas, às nossas comunidades cristãs, à Igreja e ao mundo a mensagem de Fátima, mensagem da Mãe que cuida de todos, que não distingue nacionais e estrangeiros”, concluiu. (EPC)








Deixe seu comentário