Gaudium news > Arame farpado da fronteira coreana vira Cruz da Paz para a JMJ 2027

Arame farpado da fronteira coreana vira Cruz da Paz para a JMJ 2027

A proposta do Comitê Organizador Local da Jornada Mundial da Juventude é a de ressignificar este objeto em algo que remeta à oração, reconciliação e esperança.

Arame farpado da fronteira coreana vira Cruz da Paz para a JMJ 2027

Coreia do Sul – Seul (22/04/2026 14:58, Gaudium Press) Como parte dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2027, que será realizada em Seul, na Coreia do Sul, a Igreja local lançou o ‘Projeto Cruz de Arame Farpado’. A iniciativa transformará pedaços do arame farpado coletados na Linha de Demarcação Militar da Península Coreana em um símbolo de paz.

A cerimônia de lançamento do projeto foi realizada na Catedral de Myeongdong, localizada na capital sul-coreana, reunindo jovens e comunidades religiosas para transformar arame farpado descartado da Linha de Demarcação Militar e de outros locais em uma Cruz da Paz, com cinco metros de altura. A proposta do Comitê Organizador Local é a de ressignificar este objeto em algo que remeta à oração, reconciliação e esperança.

Lembrança da dolorosa história de conflitos e divisões da península

O Arcebispo de Seul, Dom Peter Soon-taick Chung, foi quem presidiu a cerimônia. Ele descreveu este arame farpado como uma lembrança da dolorosa história de conflitos e divisões da península. O prelado abençoou o martelo, a bigorna e os materiais que serão usados ​​na produção da Cruz, orando para que os participantes deste piedoso projeto se tornem instrumentos de paz.

“Assim como a Cruz, que antes era um instrumento de execução, tornou-se, através da morte e ressurreição de Jesus Cristo, um símbolo de paz e reconciliação, de sacrifício e amor, eu oro para que esta Cruz crie raízes em nossos corações como um símbolo de reconciliação e paz, de sacrifício e amor, na península coreana. Assim como a ressurreição começou com a morte, a harmonia e a paz também podem surgir do conflito e da guerra”, declarou.

Cruz da Paz será entregue ao Papa Leão XIV

Dom Peter Soon-taick Chung estava acompanhado por Dom Pablo Kyung-sang Lee, coordenador geral da Jornada Mundial da Juventude Seul 2027. O projeto seguirá acontecendo todos os domingos na Catedral de Myeongdong, até 4 de abril de 2027. Grupos religiosos, jovens e representantes dos setores social e cultural trabalharão com pedaços de arame farpado de 50 centímetros, incorporando-os à estrutura.

Após concluírem a produção da Cruz da Paz, a mesma será entregue como oferenda ao Papa Leão XIV e aos jovens de todo o mundo durante a Jornada Mundial da Juventude Seul 2027, carregando consigo uma mensagem forjada a partir de um dos símbolos mais duradouros da divisão da península coreana. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas