Gaudium news > Vaticano: Basílica de São Pedro ganha nova Via-Sacra

Vaticano: Basílica de São Pedro ganha nova Via-Sacra

A obra, assinada pelo jovem artista suíço Manuel Andreas Dürr, foi selecionada através de um concurso internacional que contou com mais de mil candidaturas.

Basilica de Sao Pedro ganha nova Via Sacra

Cidade do Vaticano (20/02/2026 10:37, Gaudium Press) A Basílica de São Pedro, no Vaticano, inaugurará nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, às 15h (horário local da Itália), uma nova Via-Sacra. A obra, assinada pelo jovem artista suíço Manuel Andreas Dürr, foi selecionada através de um concurso internacional promovido em dezembro de 2023. O edital contou com mais de mil candidaturas provenientes de oitenta países dos cinco continentes.

Equilíbrio compositivo e força expressiva

Na primeira fase, a comissão composta por historiadores da arte, liturgistas e representantes das instituições vaticanas, selecionou quatorze artistas para apresentarem dois esboços, entre eles o obrigatório dedicado à décima segunda estação – Jesus morre na cruz. Após uma cuidadosa avaliação, a proposta de Dürr foi escolhida por unanimidade pelo equilíbrio compositivo e pela força expressiva com que interpreta o mistério pascal.

Promovida pela Fábrica de São Pedro, a inauguração acontece no âmbito das iniciativas promovidas para o IV Centenário da Dedicação da Basílica Vaticana (1626–2026). As quatorze estações, emolduradas pelas oficinas da Fábrica, serão expostas ao longo da nave central e ao redor do Altar da Confissão durante todo o período quaresmal, a serviço da oração dos fiéis e dos visitantes.

Renovação do diálogo entre arte e liturgia

Após uma breve cerimônia de inauguração, será realizado o rito da Via-Sacra no interior da Basílica de São Pedro. Através desta celebração os participantes serão conduzidos ao longo das quatorze estações, em um itinerário de meditação sobre a Paixão do Senhor, com leituras, orações e momentos de silêncio, no coração do espaço litúrgico que guarda a memória de São Pedro Apóstolo.

Com esta nova Via-Sacra, a Basílica de São Pedro renova o diálogo entre arte e liturgia, oferecendo à comunidade eclesial e aos peregrinos um sinal visível de como a beleza continua a ser um caminho privilegiado para contemplar o mistério da Cruz. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas