Rádio Vaticano celebra Dia Mundial do Rádio com programas especiais em sete idiomas
Estes programas se transformarão em podcasts temáticos dedicados ao futuro da rádio, ao serviço público, à inovação e à relação entre mídia, sociedade e inteligência artificial.
Cidade do Vaticano (11/02/2026 18:01, Gaudium Press ) Por ocasião do Dia Mundial da Rádio, realizado no dia 13 de fevereiro, a Rádio Vaticano – Vatican News preparou uma iniciativa especial em sete idiomas. Serão sete programas radiofônicos que se transformarão em podcasts temáticos dedicados ao futuro da rádio, ao serviço público, à inovação e à relação entre mídia, sociedade e inteligência artificial.
Uma das experiências radiofônicas mais antigas do mundo
O especial também fará parte das comemorações pelo 95º aniversário da Rádio dos Papas, fundada no dia 12 de fevereiro de 1931 a pedido do Papa Pio XI e realizada pelo pai da rádio, Guglielmo Marconi. A emissora do Santo Padre representa uma das experiências radiofônicas mais antigas do mundo, tendo sido criada para ligar a Santa Sé a todas as partes do planeta e falar a povos, culturas e línguas diferentes.
Estes programas do Dia Mundial da Rádio 2026 terão o seguinte foco principal: ‘A IA é uma ferramenta, não uma voz’. Esta frase é o ponto de partida para refletir e dialogar, à luz da Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2026, que registra o valor da responsabilidade humana, do discernimento e da voz autêntica na comunicação na era da inteligência artificial.
Instrumento insubstituível de proximidade, educação e evangelização
Participarão da iniciativa especialistas internacionais, dirigentes de emissoras, estudiosos, inovadores e profissionais do setor radiofônico e midiático, todos eles são chamados a refletir sobre como o rádio (meio profundamente humano, feito de voz, relação e proximidade) pode habitar o tempo da IA sem perder a própria identidade.
A proposta dos programas é colocar em diálogo experiências provenientes da Europa, África, América Latina e Ásia, mostrando como a rádio continua a ser um instrumento insubstituível de proximidade, educação, evangelização, serviço público e inovação. A Rádio Vaticano, aos seus 95 anos, confirma a sua vocação originária: unir o mundo por meio das ondas da voz, hoje também através dos podcasts e das novas plataformas digitais. (EPC)






Deixe seu comentário