Equador: Encontro Arquidiocesano reúne oito mil catequistas em Quito
Segundo a Arquidiocese de Quito, os participantes deste evento tiveram “momentos de reflexão, oração e aprofundamento na missão catequética”.
Equador – Quito (12/02/2026 14:45, Gaudium Press) A Basílica do Voto Nacional, localizada em Quito, Equador, recebeu um Encontro Arquidiocesano de Catequistas que reuniu mais de seis mil pessoas. Dom David de la Torre, Bispo Auxiliar de Quito, presidiu uma Santa Missa durante o evento, que foi concelebrada por outro Bispo Auxiliar da capital equatoriana, Dom Max Ordóñez, além de um grande grupo de sacerdotes.
Antes de serem catequistas, vocês são discípulos amados do Senhor
Em sua homilia, o prelado exortou aos presentes para que “nunca se esqueçam de que, antes de serem catequistas, vocês são discípulos amados do Senhor, e isso muda tudo. Queridos catequistas, queridos irmãos e irmãs, hoje Jesus sobe novamente o monte e chama cada um de vocês pelo nome. Ele os chama para estarem com ele, para aprenderem com ele e para serem enviados como testemunhas do Evangelho”.
Dom David de la Torre também ressaltou que o Senhor “chama pelo nome aqueles a quem Ele quer”, não por mérito pessoal, mas por amor, e que cada pessoa deve cultivar um relacionamento com Ele por meio da oração e da escuta da Palavra de Deus. Ele também rezou para que “o Irmão São Miguel, Santo e humilde mestre, interceda por vocês para que sua catequese seja sempre fiel à verdade, apaixonada por Cristo e cheia de amor pelas crianças”.
As crianças na Missa não são um incômodo, mas o futuro
O prelado equatoriano aproveitou a oportunidade para frisar que as crianças na Santa Missa “não são um incômodo. Elas são o futuro e devem receber toda a atenção possível. O melhor tempo que podemos passar em uma paróquia é servindo às crianças e aos jovens. Não se esqueçam disso”.
De acordo com uma nota divulgada pela Arquidiocese de Quito, outros dois mil catequistas foram distribuídos em outras igrejas do centro histórico de Quito, como a Catedral, o Mosteiro das Conceptas, São Francisco e São Domingos. Eles tiveram “momentos de reflexão, oração e aprofundamento na missão catequética”. O encontro contou ainda com a presença das relíquias de São Miguel Febres Cordero, padroeiro dos catequistas. (EPC)









Deixe seu comentário