Mais de 100 mil fiéis participam da Romaria do Terço dos Homens em Aparecida
Esta edição do evento seguiu o tema “Com a Fé de Maria, rezamos pela família” e o lema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.
Foto: Divulgação/Santuário Nacional de Aparecida/Thiago Leon.
Aparecida – São Paulo (09/02/2026 12:25, Gaudium Press) Entre os dias 6 a 8 de fevereiro, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, localizado no interior de São Paulo, recebeu mais de 100 mil fiéis que se dirigiram até o local para participar da 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens. Esta edição do evento contou com o maior número de participantes desde o seu início no ano de 2009.
O homem que reza em casa santifica o seu lar
Durante a Santa Missa de abertura, Dom Gil Antônio, Bispo referencial do movimento junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), afirmou ter convicção de que “o Terço dos Homens é uma maneira de Deus olhar especialmente para essa parte do seu povo”. O prelado também refletiu sobre o tema e o lema da romaria deste ano: “Com a Fé de Maria, rezamos pela família” e “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.
De acordo com o Bispo, “o grande valor do Terço dos Homens é a santificação das famílias”. Ele explicou ainda que “o homem que reza em casa santifica o seu lar” e que “muitas famílias são transformadas pelo terço que se reza, pelo homem que descobriu esta arma poderosa, esta arma espiritual que vence o mal”. Ele ainda incentivou os homens a sempre levarem o terço consigo para que possam recitá-lo a qualquer hora.
Perseverar e se aprofundar na oração, praticando o que se reza
Na manhã do sábado, 7, uma outra Santa Missa Solene foi celebrada, desta vez na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, no Pátio das Palmeiras. A celebração foi presidida por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, e concelebrada por: Dom Gil, Bispo emérito de Juiz de Fora (MG); Dom José Ubiratan Lopes, Bispo emérito de Itaguaí (RJ); e Dom Fernando Rifan, Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney.
Em sua homilia, Dom Orlando afirmou que o local, que foi tomado por uma multidão de homens do terço, se tornou “um verdadeiro cenáculo”. Ele assegurou que “Nossa Senhora sente uma profunda alegria de ver tantos filhos e filhas que rezam o Rosário e assim se tornam cada vez mais discípulos de Jesus, mas na escola de Maria”. Por fim, incentivou a cada um para que persevere na oração, se aprofunde na vida de oração e pratique o que reza.
Próxima edição da Romaria Nacional do Terço dos Homens
Na tarde de sábado, os homens se reuniram no altar central da Basílica de Aparecida para recitar o Terço Solene, seguido pela Consagração à Nossa Senhora. O momento de oração contou com pedidos, agradecimentos e testemunhos. Já no domingo, 8, Dom Orlando Brandes celebrou a Santa Missa de envio na Basílica de Aparecida, incentivando os homens do terço a retornarem para suas casas como “missionários”.
A próxima edição da Romaria Nacional do Terço dos Homens já tem data marcada e acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro de 2027. Os organizadores do evento esperam que a 19ª edição reúna um número ainda maior de participantes, reafirmando a força da Fé, da Oração e da Missão vividas pelos homens do Terço em todo o Brasil. (EPC)






Deixe seu comentário