Gaudium news > Igreja Equatoriana lamenta o falecimento de Dom Arregui

Igreja Equatoriana lamenta o falecimento de Dom Arregui

“Deixa uma marca indelével no Equador”, afirma o site da Conferência Episcopal Equatoriana sobre o arcebispo emérito de Guayaquil.

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Redação (06/02/2026 09:49, Gaudium Press) Nesta tarde de quinta-feira (5 de fevereiro de 2026), faleceu Dom Antonio Arregui Yarza, arcebispo emérito de Guayaquil, que governou essa arquidiocese de 2003 a 2015.

Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Angelicum), em Roma, e também em Jurisprudência pela Universidade de Navarra, na Espanha, o arcebispo de 86 anos nasceu em Oñate, na Espanha, e foi ordenado sacerdote em 1964, em Madri, para a Prelazia do Opus Dei.

Já em 1965, chegou a Quito, onde desenvolveu um amplo ministério pastoral.

Foi vigário do Opus Dei no Equador e atuou nos tribunais eclesiásticos nacional e da Arquidiocese de Quito.

Em 1995, foi nomeado bispo de Ibarra e, em 2003, arcebispo de Guayaquil — a mesma cidade onde veio a falecer. Dom Arregui também presidiu a Conferência Episcopal Equatoriana por dois períodos consecutivos, de 2008 a 2014.

A página da Conferência Episcopal Equatoriana no Facebook publicou um vídeo em homenagem ao prelado falecido no Facebook com o título: “Deja una marca indeleble en Ecuador” (Deixa uma marca indelével no Equador).

Dom Arregui foi sucedido no cargo de arcebispo de Guayaquil pelo franciscano Luis Cabrera Herrera, que foi criado Cardeal pelo Papa Francisco no consistório de dezembro de 2024.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas