Bispo norueguês conduzirá os Exercícios Espirituais da Quaresma no Vaticano
Dom Erik Varden, da Ordem Cisterciense Trapista da Estrita Observância, é Bispo de Trondheim, Noruega, e será o responsável pelas meditações diárias.
Cidade do Vaticano (04/02/2026 12:02, Gaudium Press) Os Exercícios Espirituais da Quaresma no Vaticano serão iniciados no no domingo, 22 de fevereiro, às 17h, na Capela Paulina, e contarão com a presença do Papa Leão XIV, dos Cardeais residentes em Roma e dos responsáveis pelos Dicastérios.
De acordo com a Prefeitura da Casa Pontifícia, a pregação estará a cargo do Bispo de Trondheim, Noruega, Dom Erik Varden, da Ordem Cisterciense Trapista da Estrita Observância, e deverão seguir o seguinte tema: ‘Iluminados por uma glória escondida’.
Temas que serão abordados durante os Exercícios Espirituais
Entre os dias 23 e 27 de fevereiro, haverá duas meditações diárias. A primeira na parte da manhã, às 9h, precedida pela Hora Média. A segunda será na parte da tarde, às 17h, seguida pela Adoração Eucarística e pelas Vésperas.
No domingo, 22 de fevereiro, haverá a primeira reflexão sobre o tema ‘Entrar na Quaresma’. Na manhã do dia 23, estão programadas mais duas sobre São Bernardo: ‘São Bernardo, idealista’. Já na tarde do dia 26 de fevereiro se refletirá sobre ‘São Bernardo realista’.
Os outros temas que serão abordados dizem respeito à ajuda de Deus; tornar-se livres; o esplendor da verdade; mil cairão; ‘Eu o glorificarei’; os anjos de Deus; concluindo com uma meditação final focada em ‘Comunicar a esperança’.
Quem será o pregador dos Exercícios Espirituais da Quaresma no Vaticano?
Nascido no dia 13 de maio de 1974, em Sarpsborg, Noruega (Diocese de Oslo), Erik Varden estudou Filosofia e Teologia em Cambridge, onde obteve um Doutorado em Teologia, e no Pontifício Instituto Oriental de Roma, onde obteve uma Licenciatura em Ciências Eclesiásticas Orientais.
No ano de 2002, ingressou na Ordem dos Cistercienses da Estrita Observância, fazendo sua profissão solene na Abadia de Mount St. Bernard, em Leicestershire, no dia 6 de outubro de 2007. Foi ordenado sacerdote no dia 16 de julho de 2011. Lecionando, posteriormente, no Pontifício Ateneu de Santo Anselmo, em Roma, e trabalhando para o Programa Escandinavo da Rádio Vaticano.
Logo depois, retornou à Abadia do Monte São Bernardo, assumindo a responsabilidade de Superior ad nutum (desde 2013). Em 2015, foi eleito Abade de Monte São Bernardo. Em 2019, o Papa Francisco o nomeou Bispo-prelado de Trondheim, na Noruega. Em 2020 foi ordenado Bispo. Desde 2023, também ocupa o cargo de administrador apostólico da Prelazia de Tromsø e, desde 2024, é presidente da Conferência Episcopal Escandinava. Em 2025, o Papa Leão XIV o nomeou membro do Dicastério para o Clero. (EPC)








Deixe seu comentário