Dom Aldemiro Sena dos Santos é nomeado Bispo da Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas (BA)
O prelado sucede Dom Jailton de Oliveira Lino, que foi transferido para a Diocese de Itabuna no dia 25 de fevereiro de 2025.
Teixeira de Freitas – Bahia (02/04/2026 10h16, Gaudium Press) O Papa Leão XIV nomeou, nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, Dom Aldemiro Sena dos Santos, como Bispo da Diocese de Teixeira de Freitas – Caravelas, na Bahia, transferindo-o da sede episcopal de Guarabira, no Estado da Paraíba.
O prelado sucede a Dom Jailton de Oliveira Lino, que foi transferido para a Diocese de Itabuna no dia 25 de fevereiro de 2025. Desde então, a Diocese foi localizada sob a administração do Padre Edivaldo Oliveira Santana.
Os dados da posse canônica de Dom Aldemiro serão divulgados em breve e deverão contar com a presença de clérigos, autoridades civis e sinceras. A chegada do novo Bispo representa um momento de júbilo para os fiéis que aguardavam ansiosamente pelo novo pastor.
Mensagem da Presidência da CNBB
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma mensagem manifestando sua alegria pela nomeação e desejando “que essa nova etapa de seu ministério episcopal seja repleta de graças e obtidas em favor do anúncio do Evangelho”.
“Que sua nova missão junto a essa porção do povo de Deus possa ser conduzida e inspirada pelo testemunho de São Pedro, padroeiro da diocese Teixeira de Freitas – Caravelas, reafirmando seu pastoreio como um pescador de homens, que lança as redes em águas profundas, atraindo e convertendo o coração dos fiéis para o Reino de Deus”.
Breve biografia de Dom Aldemiro Sena dos Santos
Nascido no dia 26 de junho de 1964, em Ibirataia, Diocese de Ilhéus, no Estado da Bahia, Aldemiro Sena dos Santos concluiu seus estudos em Filosofia e Teologia no Instituto Teológico de Ilhéus. Recebeu a ordenação sacerdotal em 20 de dezembro de 1992, e foi incardinado na Diocese de Ilhéus.
Exerceu os seguintes cargos: reitor do Seminário Menor; pároco de Nossa Senhora da Escada em Olivença-BA, de Nossa Senhora da Conceição em Barro Preto-BA, de Nossa Senhora Aparecida e São Francisco de Assis em Ilhéus-BA; de São Jorge dos Ilhéus e da Catedral de São Sebastião; coordenador diocesano de Pastoral; representante do Clero; ecônomo diocesano; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.
No dia 4 de outubro de 2017, foi nomeado Bispo de Guarabira (PB) pelo Papa Francisco. Sua ordenação episcopal foi em 17 de dezembro de 2017 e a posse canônica em 2 de fevereiro de 2018. Adotou com lema de seu pastoreio: “Servir com alegria!”. (EPC)







Deixe seu comentário